PUB

Economia

Preços da oferta turística aumentaram 0,6% no quarto trimestre de 2021

No quarto trimestre de 2021 a taxa de variação homóloga registada pelo IPT (Índice de Preços Turísticos) foi de 0,6%, resultado superior em 9,2 pontos
percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior, informou hoje o INE.

Já a variação trimestral observada no quarto trimestre de 2021 foi de 3,3%, superior em 6,6 p.p. ao valor registado no trimestre anterior que apresentou uma variação de -3,3%, reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador. No quarto trimestre de 2020 esta variação tinha sido negativa e relativamente intensa (- 6,2%), situando-se 9,5 p.p. acima da atual, devido à pandemia. Em 2021 o nível médio dos preços situou-se 0,9% abaixo de 2020.

Numa análise mais pormenorizada, a classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes apresentou uma variação homóloga de 0,6%, 9,2 p.p. acima da que se verificou no trimestre anterior. A esta variação correspondeu, conforme o INE, uma contribuição de 2,0 p.p. para a variação do IPT Total.

Segundo essa fonte, nota-se que a componente do Alojamento, correspondendo a 63,05% da despesa turística com especial destaque para os Hotéis, cujo peso, representa 59,07% da despesa turística total, registaram uma contribuição positiva (2,63 p.p.) de sinal contrário à do trimestre anterior. 

A Restauração, cujo peso representa cerca de 35,7% da despesa turística, apresentou uma contribuição negativa (-0,7 p.p.) de mesmo sinal (-1,37 p.p.) à do trimestre anterior.

O movimento dos preços das dormidas em Hotéis (com uma contribuição de 2,63 p.p.), das Residenciais (estes com uma maior contribuição positiva de (0,02 p.p.) e das Pousadas (com uma contribuição de 0,001 p.p.), foram completamente determinantes para este comportamento do IPT total. Uma componente do IPT apresentou uma contribuição de mesmo sentido à das restantes: Café bares e similares (0,3 p.p.). De notar ainda quatro componentes do IPT que apresentaram contribuições negativas: Restaurantes (-0,72 p.p.), Pensões (-0,04 p.p.), Aldeamentos Turísticos (-0,18 p.p.) e Hotéis Apartamentos (0,02). O nível médio dos preços das restantes componentes manteve-se praticamente constante em relação ao trimestre homólogo.

A taxa de variação no trimestre em análise foi de 3,3%, superior em 6,6 p.p. à registada no trimestre anterior, situado em -3,3%. No mesmo trimestre do ano anterior verificou-se uma variação em cadeia negativa (-6,2%), inferior em 5,0 p.p. à do quarto trimestre de 2020.

Estes resultados são a consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente de Alojamento.

Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior revela, segundo o INE, um aumento dos preços dos Serviços de Alojamento. Nos serviços prestados por Hotéis verificou-se um aumento dos preços (5,2%) e Pensões (0,2%). Nos serviços prestados pelos Hotéis-Apartamento, Aldeamentos Turísticos e Residenciais verificaram-se diminuições dos preços (respetivamente -7,2% -3,7% e -0,2%). Os Restaurantes (0,8%) e Café Bares e Similares (0,5%) apresentaram aumento de preços. 

Nos restantes serviços turísticos registaram-se variações nulas face ao trimestre anterior.

PUB

PUB

PUB

To Top