PUB

Educação

Cinco professores entre os finalistas do prémio “Leciona”

Cinco professores estão entre os finalistas do prémio “Leciona” 2020, que pretende escolher a melhor prática pedagógica levada a cabo por professores, em todo o país. Em virtude da pandemia, o prémio de 2020 só é entregue esta sexta-feira, 21, em São Vicente, na Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV. Osmar da Silva, Aricson Delgado, Amadeu Rocha, Albertina Pires e Hélito Pina são os finalistas.

Desde 2019, a Associação para a Promoção do Património Educacional de Cabo Verde premeia os melhores projetos desenvolvidos por professores no país. Este ano são atribuídos os prémios de 2020, com cinco projetos finalistas. 

 

De Santo Antão, o projeto “DO-MI-SOL” do professor Osmar da Silva é um deles. Implementado na Escola Básica de Monte Trigo, zona encravada de Porto Novo, o professor educa através da música, onde os temas da sala de aula transformam-se em letras e ‘beats’ na voz dos alunos. 

 

Em São Vicente são três os projetos selecionados. Amadeu Cruz, professor na Escola Secundária Jorge Barbosa candidata-se com o projeto de ensino da matemática, através do cubo de Rubik. O projeto tem como ferramenta principal o também conhecido cubo mágico. 

 

Ainda na Escola Jorge Barbosa, Albertina Pires, também professora finalista ao prémio “Leciona”, destaca-se com o projeto de inclusão de alunos através da arte. Destinado a alunos do 7º ano em risco de abandono escolar, o projeto tem reduzido o abandono e levado diversas artes à escola.

 

Já Aricson Delgado, professor na mesma escola, está entre os finalistas com a iniciativa “Protagonismo e Educação” que tem promovido um grupo de debate na Escola Jorge Barbosa, onde os alunos selecionam temas que são, posteriormente, discutidos com a presença de diversos especialistas. 

 

Na ilha do Fogo há uma iniciativa semelhante entre os finalistas. O projeto do professor Hélito Pina, do Liceu Pedro Verona Pires, denominado “Escola de Pais”  pretende aproximar os pais e encarregados de educação às escolas. Através de palestras e vivências, propõe uma reflexão sobre o papel educativo dos pais.

A gala de premiação do melhor projeto acontece esta sexta-feira, 21, em São Vicente, na Faculdade da Educação e Desporto da Uni-CV.

O prémio “Leciona”  consiste na seleção das melhores práticas pedagógicas, inovadoras, desenvolvidas por professores de escolas básicas e secundárias públicas do país.

PUB

PUB

PUB

To Top