PUB

Política

Pedro Pires diz que hoje em dia já há mais interesse dos jovens por Amílcar Cabral 

Imagem: dw

O presidente da Fundação Amílcar Cabral (FAC) defende que o percurso de Amílcar Cabral deve servir como inspiração para as novas gerações, mas acredita que, actualmente, há mais interesse por parte dos jovens sobre esta matéria.

Para Pedro Pires, as novas gerações devem fazer um esforço para conhecer a obra de Amílcar Cabral e conhecer a história dessa personalidade que “deu tudo o que tinha a favor da libertação do país, inclusive, a própria vida”.

“Não se pode dar mais do que a vida. Quem dá a vida dá tudo. É por causa disso que merece o nosso reconhecimento e é importante conhecer o percurso de Amílcar Cabral, como inspiração para as novas gerações”, disse, considerando que o papel de preservação da memória é importante, porque “quem não tem história não existe” e o “povo que não tem história não tem futuro”.

O também combatente da liberdade da pátria é de opinião que “hoje há muito mais interesse no conhecimento de Amílcar Cabral”, do seu percurso e da sua acção, já que “não é uma questão cabo-verdiana”, lembrando que há algum tempo estiveram reunidos a analisar este assunto, numa “grande conferência sobre Amílcar Cabral”.

“Não acreditamos que o que estamos a fazer esteja perfeito, mas procuramos aperfeiçoa-lo todos os dias. Penso que a visão da vida das novas gerações deve ser neste sentido. Como é que vamos melhorar o que já temos? A questão é essa, o desafio é esse, mesmo em relação ao nosso país, como é que vamos melhorar o que já temos e precisamos de melhorar o que já temos”, frisou.

A FAC tem como objecto a preservação da obra e da memória de Amílcar Cabral, tendo, neste aspecto, já editado tudo que encontrou como trabalho escrito de Amílcar Cabral, mas Pedro Pires defende que para além disso, a obra de Amílcar Cabral não se resume aos escritos, porque há partes importantes que têm a ver com a visão desenvolvida na direcção da luta pela libertação nacional.

Devido ao contexto pandémico da covid-19, a FAC não realiza este ano o programa descentralizado de celebração do Dia dos Heróis Nacionais, mas para marcar o 20 de Janeiro, associa-se a escolas e a outras entidades como associações juvenis na promoção de um dialogo inter-geracional, através de conversas abertas com alunos do ensino secundário e jovens em geral, bem como em actividades diversas de celebração do Dia dos Heróis Nacionais.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top