PUB

Cultura

Alziro Fortes à procura de um oportunidade na música

Natural de Ribeira da Torre, Santo Antão, Alziro Fortes tem a música “nas veias” e considera esta arte uma “adrenalina” que o mantém vivo há quase 20 anos. Apesar da estrada, o artista, a residir em França, confessa que a caminhada para o sucesso e reconhecimento não tem sido fácil.

 Alziro Fortes é um jovem artista natural de Ribeira da Torre, Santo Antão, que tem tentado uma carreira artística na música, mantendo vivo um sonho que nasceu há pouco menos de 20 anos.

De nome artístico SSP, o jovem artista que hoje vive em Lyon, na França, contou ao A NAÇÃO online que a sua trajetória na música iniciou em meados de 2003, quando participou do projecto “Todo Mundo Canta”. Logo a seguir, em 2005, fundou, junto com alguns amigos, o “Hip Hop Montanha”.

Na altura, conta o jovem, “Hip Hop Montanha” ganhou alguma popularidade em Santo Antão. “Lançamos algumas músicas e, aos poucos, fomos conquistando algum espaço, tendo chegado a atuar em alguns eventos, sendo o maior de todos o Festival de Curraletes, na cidade do Porto Novo, em 2007”, recorda.

Infelizmente para o SSP, este grupo não teve “vida longa” e, tempos mais tarde, os seus elementos seguiram caminhos diferentes. No entanto, tendo uma paixão grande pela música, não deixou se abalar e continuou na estrada, a solo. 

“Continuei a escrever e a cantar sozinho. Sigo assim há quase 10 anos, altura em que me mudei para Portugal, para poder dar continuidade aos meus estudos”, avançou o artista.

 Lançamentos mais recentes

Hoje, a residir em Lyon, na França, o jovem diz que continua a dar corda à sua carreira artística, tendo lançado em 2019 um CD intitulado “Terra Prometida”.

O projeto, presente em todas as plataformas digitais, conta com 11 faixas musicais, algumas com videoclipes, nomeadamente “MATEUS 7:7-8”, “LUNA”, “KADA UM TEM SI DIA”, entre outros.

O mais novo trabalho do SSP intitulado “ Louva à Deus” tem  dois temas, nomeadamente “Réveille toi” e “Recordação d’un irmão”, também disponíveis nas plataformas digitais.

“Louva à Deus” que conta com a participação de alguns artistas de diferentes países, como Marrocos, Rússia e Cabo Verde tem como base o Hip Hop, Rap consciente e um pouco de R & B, segundo o seu autor.

“Escolhi este tema com a intenção de passar a mensagem de esperança, fé e luta para alcançar os nossos objetivos e superar todos os obstáculos sempre com humildade, não esquecendo as nossas raízes e, principalmente, o quanto Deus nos permite acreditar no invisível para realizar o impossível. Não há nada impossível, pois os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem se converter em realidade no amanhã”, justificou.

 Caminhada difícil

Apesar de considerar a música “uma adrenalina que me mantém vivo, que corre nas minhas veias”, SSP diz que a sua caminhada de quase 20 anos não tem sido fácil, uma vez que há pouco “reconhecimento” dos passos dados até agora.

“Apesar de desde muito cedo estar envolvido neste meio artístico nunca consegui ter muita visibilidade ou apoio. São anos de muita luta, decepções e vitórias transcritas nas minhas músicas, como forma de inspirar outras pessoas. Por isso, neste momento, procuro mais reconhecimento e oportunidade para fazer chegar às pessoas o que tenho feito”, descreveu acreditando que “com apoio, este meu sonho de viver da sua arte, tem tudo para ser uma realidade”.

Relativamente à sua vida no estrangeiro, avançou que “a vida de um imigrante não é fácil”, pois “passei e ainda passo por muitas humilhações” para “sustentar e apoiar a minha família”.

Isto, para além dos desafios de sustentar o sonho de “chegar ao sucesso e ter a minha música reconhecida principalmente no meu país, pois apesar de tudo nunca esqueci as minhas origens”, terminou.

PUB

PUB

PUB

To Top