PUB

Brava

Peixeiras em situação precária pedem urgência na reabertura do mercado de peixe

As peixeiras da Brava pedem a reabertura do mercado local de peixe, de forma a melhorar as condições de trabalho e de higiene. Em obras há algum tempo, as peixeiras da ilha têm exercido a atividade em espaços inapropriados,  com consequências para a qualidade do pescado.

Situado em Nova Sintra, o mercado de peixe passou algum tempo em obras e já se encontra pronto para o uso, motivo que leva Adilson Meireles, peixeiro, a questionar o motivo da demora na entrega da obra.

Desde a época que se iniciaram as obras no mercado, as peixeiras estão a utilizar um espaço “improvisado”, sem casas de banho, balcões e nem água disponível, a não ser um pouco de água que é colocada num bidão e que se encontra “num péssimo estado”.

A mesma fonte adianta que “muitas vezes”, alguns clientes já foram comprar peixe e devido às “condições precárias”, a que estão expostos, com a presença de muitas moscas, peixe exposto ao sol, “os fregueses acabam por desistir”, causando assim algum “prejuízo”.

Precariedade 

Ainda, foi mais longe dizendo que, no mesmo espaço onde vendem o peixe, muitos utilizam garrafas para fazerem necessidades fisiológicas nos cantos, caso contrário têm de procurar por casas de banho na vizinhança.

A água e os restos de peixe são “lançados” na rua, ou então levados para casa.

Segundo as peixeiras, elas até “tentam” manter o espaço limpo, mas sublinham que as condições oferecidas não permitem fazer mais, até porque o espaço faz parte de um parque de estacionamento.

Câmara à espera da ministério do ambiente para inauguração 

O presidente, Francisco Tavares, informou que as obras já foram concluídas e estão a aguardar a confirmação do ministro do Ambiente e de outros parceiros que financiaram estas obras para fazerem a inauguração do espaço e entregá-lo às peixeiras.

Mas, antecedendo a inauguração, o autarca avançou que será ministrada uma pequena formação a estas peixeiras sobre o “melhor uso” do espaço, permitindo a todos usufruírem e valorizá-lo da melhor forma, além de munir estas peixeiras de aventais e aquisição de malas térmicas para serem colocadas no espaço.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top