PUB

Economia

Porto Novo: Criadores de Bolona esperam reativação da fábrica de queijo com chegada da electricidade

Os criadores de gado de Bolona, Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, esperam que a unidade de produção de queijo da localidade, fechada em 2011, seja reativada com a chegada da eletricidade à localidade.

Com a chegada, nos primeiros meses de 2022, da luz eléctrica, cujo projecto está “em andamento”, a fábrica de queijo terá condições para voltar a funcionar, admitem os criadores de gado.

A Câmara Municipal do Porto Novo confirma que a energia eléctrica vai ser uma realidade em Bolona, num projecto já em andamento que, além de abranger as 25 famílias locais, vai permitir ainda a operacionalização da unidade de produção de queijo, que se encontra fechada há 11 anos.

Reivindicação antiga

Os criadores de gado têm estado, nos últimos anos, a pedir a reactivação a fábrica, considerando que esta unidade deveria ser reaproveitada para a produção de derivados de queijo, como o requeijão e iogurtes, e assim fazer aumentar os rendimentos das famílias.

A fábrica de queijo de Bolona, que representou um investimento de mais de um milhão de euros, tem capacidade para produzir, diariamente, 180 quilos de queijo, além de outros produtos, como requeijão e iogurtes.

Entretanto, acaba de ser construída uma unidade de fabrico do queijo no Planalto Norte, mais exactamente em Chã de Feijoal, numa iniciativa da associação comunitária Luz Verde do Norte.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top