PUB

Desporto

Drama marca a despedida dos Tubarões Azuis da CAN

@ Reute rs

Chegou ao fim o sonho da nação cabo-verdiana na CAN, depois dos Tubarões Azuis perderem esta tarde por duas bolas a zero com o Senegal. O jogo ficou marcado por incidentes graves e muito drama sentido entre os jogadores nacionais. Duas expulsões para Cabo Verde, Patrick Andrade e Vozinha, reduziram os Tubarões Azuis para 9, dificultando a luta pela vitória. 

Com uma arbitragem polémica, a seleção de Cabo Verde perdeu com o Senegal, por 2 a 0, jogo que ainda contou com a expulsão do meio Patrick Andrade e também do guarda-redes “Vozinha”, num lance bastante duvidoso, do qual saiu bastante maltratado.

Os tubarões azuis entraram mais uma vez com algum nervosismo, do qual resultaram muitas perdas de bola, não conseguindo fazer a ligação defesa-ataque. Disso resultou uma superioridade clara dos Leões de Tengara, causando o primeiro lance de perigo aos 40 segundos do jogo, com Sadio Mané atirando uma bola ao poste.

Nos primeiros minutos os cabo-verdianos não conseguiam sair da sua zona defensiva e, quando o tentavam, perdiam a bola com muita facilidade.

O Senegal, durante os primeiros 20 minutos, controlou o jogo, aparecendo com muitos jogadores no setor defensivo dos tubarões azuis, sem causar, todavia, grandes perigos à baliza de “Vozinha”. Mas também, neste mesmo período, Cabo Verde não conseguia entrar no meio campo defensivo do Senegal.

Ao vigésimo minuto, o meio-campo Patrick é expluso, numa entrada perigosa. Após isto a seleção nacional começou a ter mais tempo com bola na sua posse. Até ao fim da primeira parte o jogo continuou com alguma superioridade dos senegalesas.

Logo ao início da primeira parte “Vozinha” é também expulso num lance meio caricato com Sadio Mané ao minuto 57. Com isso o selecionador faz entrar o guarda-redes Márcio Rosa para o lugar de Garry Rodrigues.

Da sequência de um canto ao minuto 63, Sadio Mané inaugurou o marcador, com grande pormenor técnico. Pouco tempo depois, “Bubista” troca Dylan Tavares por Nuno Borges.

Com o decorrer da segunda parte, o jogo continuou com o Senegal a pressionar dentro do setor defensivo dos tubarões azuis e com Cabo Verde constantemente a perder a bola.

O selecionador fez mais alguns ajustes e com as mudanças táticas. Substituiu Ryan Mendes e Kenny Rocha por Lisandro Semedo e Júlio Tavares. Cabo Verde acabou por fazer o seu primeiro remate ao minuto 84.

Com o aproximar do final da partida, os tubaões azuis, por instantes, estiveram por cima, mas sem causar grandes perigos à baliza do Senegal.

Com uma perda de bola no meio-campo, ao primeiro minuto da compensação, Dieng, do Senegal, sentenciou a partida.

Cabo Verde perdeu, assim, por 2-0, no meio de várias contrariedades – covid-19, intoxicação alimentar, a que se soma uma arbitragem suspeita por parte do árbitro da partida.

(Actualizado)

Elvis Gomes * Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top