PUB

Educação

Instituto Politécnico de Viana atribui 9 vagas para licenciatura a alunos de São Domingos

Imagem: inforpress

A Câmara Municipal de São Domingos e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Portugal, assinaram um protocolo para atribuição de vagas aos alunos para licenciaturas no referido instituto. Ao todo são 9 vagas em cursos específicos, não estando, contudo, comtempladas bolsas.

De acordo com o documento rubricado, o IPVC disponibiliza, para o ano lectivo 2022/2023, uma vaga para cada um dos cursos de Educação Social Gerontológica, Agronomia, Design do Produto, Engenharia Civil e do Ambiente, Engenharia Informática, Engenharia Mecatrónica, Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, Turismo (pós-laboral), Desporto e Lazer.

A propina estabelecida para o ano lectivo 2022/2023 varia entre 1.000 e 1200 euros anuais, em função da licenciatura escolhida, para cada estudante admitido e poderá ser pago em dez prestações mensais, com a primeira prestação a ser paga no acto da matrícula. A validade é de ano e é renovável.

Para o presidente da Câmara Municipal de São Domingos (CMSD), Isaias Varela, trata-se de mais uma oportunidade que os jovens daquele concelho estão a ter para também frequentarem o Ensino Superior em Portugal, mais propriamente no IPVC.

Por este motivo, o edil prometeu que a autarquia irá fazer um “esforço” para adquirir um ponto focal de modo que as condições sejam criadas de Cabo Verde a Portugal, para que os jovens façam efetivamente a sua formação.

Isaías Varela lembrou também que se trata de um protocolo para disponibilização de vagas e não de bolsas, daí que, esclareceu, os alunos é que terão de assegurar as propinas, tendo ressalvado que a CMSD irá fazer “um esforço”, junto de algumas instituições com as quais mantém acordos de geminação para facilitar alguns apoios aos alunos.

Por seu turno, o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, destacou a importância deste protocolo que, segundo ele, abre portas a um conjunto de relações com o concelho de São Domingos e que “não se esgota” naquilo que é formação superior.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top