PUB

Destaques

Destaques da edição 752 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Há fome em Cabo Verde e a culpa não é só da Covid

  • Banco Alimentar e Cáritas alertam para o surgimento de “novos pobres”
  • O drama dos idosos que lutam para sobreviver

Maria das Dores, moradora em Eugénio Lima, conta as dificuldades que enfrenta para levar a panela ao lume, no seio da sua família constituída por oito elementos. Sozinho, sem família, Arlindo Brito, ou a idosa Joana, em São Vicente, socorrem-se da sopa de um restaurante local para sobreviverem. Este é o dia a dia de muitas outras pessoas, no país, que vivem sem a certeza do que vão comer amanhã. No entanto, apesar das evidências, continua a não ser fácil falar da fome em Cabo Verde.

 

Política
PR devolve diploma do Governo que mexe na regulação financeira
O Presidente da República devolveu, ao Parlamento, o acto legislativo do Governo que altera o regime de regulação financeira, passando certas competências do Banco Central para a Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM). Alegadamente, por trás dessa alteração está a intenção de acomodar a nomeação de dois quadros do Banco de Cabo Verde (BCV) para gerir o Fundo Soberano, o que neste momento é legalmente proibido.

 

Educação
Professores destacam-se pela ousadia pedagógica nas escolas
Os professores estão cada vez mais empenhados em projectos e programas que auxiliem o processo de ensino/aprendizagem nas escolas. São várias as ideias que ganham vida nas escolas primárias e secundárias de todo país e que se destacam pela irreverência e ousadia pedagógica. A NAÇÃO dá-lhe a conhecer alguns desses projectos. 

CAN 2021
Pico e o calvário da intoxicação alimentar
Uma das circunstâncias que acompanhou a fase final da presença dos Tubarões Azuis na CAN 2021 foi a intoxicação alimentar que afectou 14 dos 18 jogadores, além de outros elementos da delegação, na véspera do jogo contra o Senegal. Mesmo indispostos, alguns jogadores entraram em campo para defender as cores de Cabo Verde.

Santo Antão
Planalto Leste pode ser um grande exportador de frutas
Arlindo Lopes, conhecido por Lindim, é um agricultor com especial gosto pela fruticultura. Tem cultivado, nos últimos anos, várias espécies de fruteiras no Planalto Leste, em Santo Antão. A ambição é mudar o cenário dessa zona da ilha das montanhas, para que, de exportador de lenha, passe a ser, também, um exportador de frutas.

 -Esta Edição nº.  752, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, também, entre outras matérias, a Opinião de Ednilson Pina Fernandes; e a Coluna de Marciano  Moreira.   

PUB

PUB

PUB

To Top