PUB

Mundo

Holocausto: ONU alerta para “ressurgimento alarmante da xenofobia”

Na data em que se comemoram os 77 anos da Libertação do Campo de Concentração de Auschwitz e em que se assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de Janeiro -, o secretário-geral (SG) da ONU (Organização das Nações Unidas), o português António Guterres,  alertou para um aumento do preconceito e da Discriminação Xenófoba.

“Hoje assistimos a um ressurgimento alarmante da Xenofobia e do Medo. O anti-semitismo – a mais velha e persistente forma de preconceito – está a aumentar outra vez. As tentativas de desvalorizar ou negar o Holocausto estão a proliferar. Nenhuma Sociedade é imune à irracionalidade e intolerância. Nunca devemos esquecer que o Holocausto podia ter sido prevenido”, apontou António Guterres, numa Mensagem citada pelo jn.pt, lembrando que a morte de seis milhões de pessoas, pela qual foi responsável o Regime Nazi, esteve na base da criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Notando que “o Passado é crucial para assegurar o Futuro” e que “o silêncio perante o ódio é cumplicidade”, o SG da ONU apelou ao Mundo que nunca seja indiferente ao sofrimento alheio e nunca esqueça o que aconteceu.

“Devemos prometer ser sempre vigilantes e defender os Direitos Humanos e a dignidade para todos”, vincou António Guterres, que é um dos participantes de uma Cerimónia da UNESCO (Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que vai recordar, esta quinta-feira, 27, a morte de milhões de Judeus no Holocausto.

A Data vai, também, ser assinalada no Parlamento Europeu, em Bruxelas (Capital da Bélgica), e no Parlamento Alemão, em Berlim.

PUB

PUB

PUB

To Top