PUB

Sociedade

Joaquina Almeida acusa líder do STBV de integrar plano para desmantelar central sindical

A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS), Joaquina Almeida, acusou hoje o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Boa Vista (STBV), Alcindo Ascensão, de integrar o “plano para desmantelar, destruir e fomentar a discórdia” na central sindical.

O plano, advogou Joaquina Almeida, remonta ao início de 2017, data segundo a qual os “manipuladores” passaram a incentivar os dirigentes sindicais mais incautos “para criar empecilhos” no trabalho da secretária-geral.

Em conferência de imprensa, realizada em jeito de direito de resposta a Alcindo Ascensão, que acusou a secretária-geral da UNTC-CS de “violar os estatutos e destruir a central sindical”, com a criação de um novo sindicato na Boa Vista, Joaquina Almeida referiu que o STBV está suspenso pelo não pagamento de quotas há mais de três anos.

Disse ainda que o sindicalista em causa desconhece, por completo, os estatutos da central sindical, e devolveu a acusação a Alcindo Ascensão de “uma desonestidade intelectual inusitada ao falar da violação dos estatutos, quando não cumpre com os seus estatutos há mais de 12 anos”, não prestando contas e sem se realizar a assembleia-geral.

Ademais, a líder desta central sindical, explicou que em termo estatutário não pode estabelecer qualquer ligação com esta filiação, alegando que a sede da STBV está sempre de portas fechadas e sem que o seu presidente se preocupe com as denúncias de violações dos direitos dos trabalhadores na ilha, por falta de coragem e firmeza em exigir o cumprimento das normas laborais.

“Consequentemente, no âmbito da Convenção 87, sobre a liberdade sindical, os trabalhadores da ilha organizaram-se e solicitaram o apoio da UNTC-CS e criaram o sindicato que melhor defende os seus interesses dos trabalhadores”, asseverou Joaquina Almeida, sublinhando que os estatutos desta central sindical não proíbem a criação e nem a aceitação de sindicatos filiados no seu seio.

O presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores da Boa Vista (STBV), Alcindo Ascensão, acusou, esta quarta-feira, a secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, de “violar os estatutos e destruir a central sindical”, devido à criação de um novo sindicato na Boa Vista.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top