PUB

Política

Tania Romualdo é a nova Directora Nacional de Política Externa

Ex-embaixadora de Cabo Verde na China e no Japão, Tania Romualdo, tomou posse, no passado dia 24 de janeiro, como Diretora Nacional da Política Externa.

Em uma publicação na sua página do Facebook, Tania Romualdo disse estar “grata e reconhecida pela confiança” nela depositada,  para o que considera uma “renovada responsabilidade em continuar a dar o melhor” ao serviço de Cabo Verde.

“Na missão que ora me é confiada conto com a preciosa colaboração de todos os colegas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, pois só juntos, como uma equipa coesa, estaremos à altura dos desafios que temos à nossa frente”, escreveu.

No acto de empossamento, afirmou que os novos dirigentes assumem as funções com “espírito de dedicação e responsabilidade”, frisando que o contexto internacional continua instável e marcado por protecionismos exacerbados devido a pandemia da covid-19.

Apontou igualmente a necessidade de se definir e implementar, no quadro do plano interno, estratégias de mitigação e apoio para a total retoma das actividades económicas e rápido estabelecimento e consolidação dos índices da economia nacional.

“Os desafios são enormes, mas não nos deixamos intimidar e encaramos as dificuldades com oportunidades que não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar. Reiteramos a nossa inteira disponibilidade e dedicação em continuar a elevar o nome da diplomacia cabo-verdiana”, concluiu.

Nos últimos seis anos, Tania Romualdo representou Cabo Verde na China e no Japão, mas também já desempenhou as funções de Diplomata em missão de serviço na Embaixada de Cabo Verde na Bélgica, junto da União Europeia, em Portugal e de Secretariado Executivo da CPLP no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Outros empossados

Para além de Tania Romualdo, foram igualmente empossados a nova diretora-geral dos Assuntos Consulares e Migrações, Edna Monteiro Marta, o Inspector Diplomático e Consular, Elias Lopes Andrade, o director de Estudo de Política Externa, António Nascimento, o de director Geral da Cooperação Económica e para o Desenvolvimento, Octávio Bento Gomes, e o novo director-geral dos Assuntos Jurídicos e Tratados, Pedro Graciano Carvalho.

PUB

PUB

PUB

To Top