PUB

Educação

Falta de salas de aulas em alguns municípios deve-se à pressão demográfica – ministro

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, reconheceu, esta sexta-feira, na Cidade da Praia, que existe “insuficiência” de salas de aulas em alguns municípios de Cabo Verde, provocada pela mobilidade e pressão demográfica nessas regiões.

Em declarações à imprensa, à margem do acto de lançamento das obras para a construção do novo Liceu na Várzea, o ministro explicou que o Governo está a actualizar o plano nacional da construção, ampliação e reabilitação de infraestruturas educativas e conta com o envolvimento de todos para concretizar esse objectivo.

“Na verdade, Cabo Verde tem disponibilidades de salas de aula suficientes, mas temos a mobilidade demográfica e temos uma pressão demográfica, particularmente, no Sal, na Boa Vista e um pouco na Cidade da Praia e por isso temos que construir mais salas de aulas”, explicou.

Segundo Amadeu Cruz, o Ministério da Educação está a ponderar, em regime de urgência, a construção de mais 20 salas de aula na ilha do Sal, sendo que há pouco tempo foram construídas mais oito salas de aulas na ilha da Boa Vista e vão continuar o trabalho de aumento de disponibilidade de salas na Cidade da Praia, em São Domingos, em Santa Catarina e em Santa Cruz, em função da capacidade que houver para mobilização de financiamento.

“Também em São Vicente temos a necessidade de aumentar a disponibilidade de salas. Há salas disponíveis em todo o território nacional, mas também temos que atender às dinâmicas demográficas que, por sua vez, pressionam a procura das infraestruturas educativas e nós vamos tentando resolver em função da capacidade do País”, garantiu.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top