PUB

Sociedade

Greve dos professores suspensa mas manifestações continuam 

O Sindicato Nacional dos Professores suspendeu a greve marcada para esta terça-feira,01, mas mantém manifestações nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e Santiago.

Jorge Cardoso, presidente do Sindep, explica que a suspensão da greve tem a ver “única e exclusivamente” com o problema na comunicação da paralisação à Direcção-Geral do Trabalho (DGT), que terá chegado fora do prazo.

Neste sentido, disse que vão avançar apenas com a manifestação e convocar uma greve nacional para o mês de Março, caso a situação se mantiver inalterada.

Recorde-se que a direcção do Sindep esteve reunida na sexta-feira, 28, com o ministro da Educação, Amadeu Cruz, onde este reiterou a intenção do Governo de resolver as pendências dos professores até 2023, cumprindo o compromisso assumido com os sindicatos que representam a classe docente.

As manifestações, que decorrem em simultâneo nas ilhas de São Vicente, Santiago (Praia) e Santo Antão (Porto Novo, Ribeira Grande e Paul), estão marcadas para as 09h30 e, segundo Jorge Cardoso, representam um “basta” pelo “não cumprimento dos compromissos assumidos” com a classe dos professores.

Os professores reivindicam as reclassificações de 2016 a 2021, publicação das aposentações, congelamento da carreira desde 2014, e o não reajuste salarial desde 2016, o que, conforme Jorge Cardoso, já esgotou os professores com as promessas dos sucessivos governos, que vem “ano após ano ignorando as reivindicações”. 

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top