PUB

Educação

Jovem pede ajuda para concluir primeiro ano de licenciatura após perder bolsa

Vanessa Fortes é formanda do primeiro ano do curso de Estudos Cabo-verdianos e Portugueses. Chegou a ser selecionada para uma bolsa de estudos Camões, mas acabou perdendo a vaga por causa da idade. Hoje, com o primeiro semestre concluído, pede ajuda para liquidar a mensalidade em atraso, concluir o ano e concorrer a uma vaga da FICASE, no próximo ano lectivo.

Vanessa Fores, 31 anos, natural do concelho do Porto Novo, Santo Antão, ingressou no curso de Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, na Universidade de Cabo Verde, em Mindelo, em outubro de 2021.

Após perder a bolsa, segundo diz, por já ter 31 anos, a jovem conseguiu concluir o primeiro semestre, com a ajuda de familiares. Entretanto, estão ainda por pagar três mensalidades, que devem ser liquidadas para renovar a matrícula no segundo semestre.

“Fui selecionada, na primeira fase, para uma bolsa de estudos, mas por causa da minha idade o processo foi interrompido. Já tinha iniciado as aulas e contei com a ajuda de algumas pessoas para prosseguir, e pedir bolsa da FICASE, no próximo ano”, explica a jovem.

Ajuda

Com dois filhos, sem trabalho e a viver fora da sua ilha natal, diz que, neste momento, precisa da ajuda de instituições, organizações ou sociedade civil, para concluir o ano e perseguir o sonho de ser professora.

“Os meus filhos ficaram em Porto Novo, com a minha mãe e a minha irmã mais nova. Tenho uma prima que me ajuda como pode, com outras despesas, mas com a propina ela já não consegue”, explica a estudante.

Segundo diz, se não conseguir liquidar as propinas em atraso, terá de desistir do curso, uma vez que o prazo para renovar a matrícula vai até 25 de fevereiro.

A Nação confirmou, junto da Uni-CV, que a referida aluna frequenta o curso de Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, no polo de Mindelo. 

PUB

PUB

PUB

To Top