PUB

Covid-19

OMS alerta: Pandemia afecta Saúde de 90% dos Países

Impactos nos Serviços Básicos de Saúde, como Campanhas de Vacinação e o Tratamento de Doenças como o VIH\SIDA (Vírus de Imuno-Deficiência Humana\Síndrome de Imuno-Deficiência Humana), foram relatados em 92 por cento (%) de um total de 129 Países.

Uma Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o impacto da Pandemia de COVID-19 –  citada pelo portal odia.com.br -, realizada entre Novembro e Dezembro de 2021 – e divulgada esta segunda-feira, 7 -, mostra que os Serviços de Saúde foram “severamente impactados”, com “pouca ou nenhuma melhoria” em relação ao Levantamento anterior – no início de 2021.

“Os Resultados desta Pesquisa destacam a importância de acções urgentes para enfrentar os principais desafios do Sistema de Saúde, recuperar Serviços e mitigar o impacto da Pandemia da COVID-19”, alerta a OMS.

O Atendimento de Emergência, que inclui Ambulâncias e Serviços de Pronto Atendimento, na verdade piorou com 36% dos Países, relatando interrupções; contra 29%, no começo de 2021; e 21%, na primeira Pesquisa, em 2020.

As Cirurgias electivas, como as próteses de quadril e joelho, foram interrompidas em 59% dos Países e as lacunas nos cuidados de reabilitação e paliativos foram relatadas em quase metade deles.

O momento do Levantamento coincidiu com o surgimento de casos de COVID-19 em muitos Países, no final de 2021, devido à Variante altamente transmissível – a Ómicron do novo Coronavírus -, empilhando tensão adiccional nos Hospitais.

A Declaração da OMS atribuiu a escala de interrupções a “problemas de Sistemas de Saúde pré-existentes”, bem como a diminuição da demanda por cuidados, sem entrar em detalhes.

PUB

PUB

PUB

To Top