PUB

Educação

Ribeira Grande de Santo Antão: Escola de Pinhão ganha materiais escolares

Trata-se de uma iniciativa da Família Coutinho, cujas raízes estão nesta comunidade, no município de Ribeira Grande, Santo Antão, em parceria com o artista plástico Nelson Neves e com a Federação das Associações Cabo-verdianas no Luxemburgo. A atividade central está marcada para o dia 04 de Março.

 A Família Coutinho, emigrada há mais de 40 anos na Europa, está a organizar uma exposição de pintura e entrega de materiais escolares aos cerca de 46 alunos da escola primária de Pinhão.

O mentor da iniciativa, Pedro Coutinho, nasceu em Portugal, mas foi para França com os pais com dois anos de idade. 

Reside há 24 anos no Luxemburgo e é a partir do Grão-Ducado que decidiu organizar uma iniciativa solidária para com a terra dos seus pais.

“Eu só descobri Cabo Verde em 2011 e esta nova viagem é uma busca das minhas origens. Quero valorizar a localidade da minha família, Pinhão, e quero manter a memória das nossas gentes”, refere.

Retratar Pinhão

A iniciativa conta com a parceria do artista plástico santomense, Nelson Neves, que, nos dias 2 e 3 de Março vai realizar duas oficinas de pintura com os alunos, com vista à exposição “Inspiração Pinhão”, no dia 4, na referida escola.

Segundo o artista, o tema dos ateliês de pintura recai sobre a vida quotidiana de Pinhão, sobre a agricultura, as paisagens e vista para o mar.

Através desta experiência, vai tentar ensinar algumas técnicas aos alunos, desde a preparação de um desenho a lápis, até à pintura com tinta.  

A exposição de pintura, a ter lugar no dia 04, pelas 15h, será seguida da entrega de diplomas e de materiais escolares.

A inauguração da exposição, segundo a organização, vai contar com a presença, a título privado, do presidente da Assembleia Nacional, Austelino Tavares Correia, que também vai visitar, pela primeira vez, a terra dos seus antepassados.

O evento deve contar ainda com a participação do presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, do vereador de Cultura do município, entre outros agentes educativos locais.

O evento conta com o apoio do artista plástico Nelson Neves, da ONG OGBL Solidarité Syndical e da Federação das Associações Cabo-verdianas no Luxemburgo.

PUB

PUB

PUB

To Top