PUB

Cultura

Concerto comentado lembra Luís Rendall no Sal

A Câmara Municipal do Sal e a Comissão de Gestão da Escola Municipal de Artes Tututa Évora (Emat) promovem, na próxima quarta-feira, 23, um “concerto comentado” em homenagem a guitarrista ao saudoso Luís Rendall. Prevista está a actuação de vários guitarristas locais.

O concerto para lembrar Luís Rendall, falecido há 35 anos, considerado o mestre do violão cabo-verdiano, para novas gerações conhecerem os seus solos, está agendado para às 17h30 da próxima quarta-feira, 23, na Escola de Artes Tututa.

Essa actividade cultural vai contar com a participação de 16 músicos, entre guitarrista e pianistas, nomeadamente Ulisses Santos, Luís Vaz, Erickson Almeida, Danny Pires, Alcindo Ramos, Tchinin, Teo Cruz, Valdemiro Rocha, Osvaldo Rendall, Nelson Rendall, Kula de Santa Maria, Nelson Lopes, Manuel Ramos, Randy Cardoso, alunos da EMAT, e Sandro Pimentel.

O evento vai ser repetido no dia seguinte, quinta-feira, à mesma hora, na Kasa d’Art, na cidade de Santa Maria.

O exímio guitarrista Luís Rendall

Luís Rendall nasceu em São Vicente, onde desfrutou de sua infância e parte da sua vida como funcionário público, também, na Boa Vista.

Reza a história que Rendall, uma referência entre os grandes artistas de Cabo Verde, começou a aprendizagem do violão aos sete anos e estudou solfejo com um cónego português, que muito o ajudou, mais tarde, na compreensão do modelo musical brasileiro, as modulações e variações.

Tido como criador das mais belas composições da música instrumental cabo-verdiana, “infelizmente, não foram salvaguardadas, ficando poucas para a posteridade”. Rendall foi também compositor de mornas, coladeiras e outros ritmos tradicionais de Cabo Verde.

Segundo consta, existem apenas dois LP’s “Cabo Verde e seu compositor” e “Memórias de um violão”, três singles de 45 rotações e cassetes gravadas pela Rádio Nacional, havendo também trechos de um documentário sobre o mestre, produzido pela Radiotelevisão Portuguesa, guardados nos arquivos da Televisão de Cabo Verde.

Luís Rendall gravou o seu primeiro disco em 1938 no Mindelo, um “single” que foi compactado na Holanda posteriormente.

São de apontar as mornas “Mar Negro”, “Cara d’ Santa”, “Pombinha Squiba”, abrangendo o seu catálogo centenas de temas. O exímio guitarrista morreu em Lisboa a 4 de dezembro de 1986, aos 88 anos.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top