PUB

Política

Santa Cruz: Governo promete ajudar na criação de um lar de idosos

A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, anunciou, esta quinta-feira,17, que o Governo vai trabalhar em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, em Santiago Norte, para dotar este município de um lar de idosos.

Lídia Lima fez este anúncio à margem da visita que realizou ao município de Santa Cruz, para se inteirar da situação social do concelho, bem como das respostas sociais existentes e do andamento dos serviços e projectos implementados no quadro da cooperação com o MFIDS.

“O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS) irá, juntamente com a câmara, trabalhar na implementação do projecto da criação de um lar de idosos. Estamos abertos para colaborar e saímos daqui com esse compromisso”, comprometeu-se a governante.

Ainda sobre as pessoas da terceira idade, lembrou que o Governo contratou seis cuidadores que estão a prestar serviços domiciliários a 64 idosos.

Lídia Lima lembrou ainda que o município tem beneficiado de outros projectos do Governo, como o programa de inclusão produtiva, que já tem 405 famílias seleccionadas, Rendimento Social de Inclusão (RSI).

“Temos um bom relacionamento com a Câmara Municipal de Santa Cruz, porque esta tem conseguido realmente implementar todos os projectos com muita eficiência e tem também respondido às necessidades da sua população”, notou.

É que, segundo a governante, os vários contratos programas assinados entre o Governo e câmaras têm beneficiado centenas de famílias vulneráveis, com a criação de actividades geradoras de rendimento, na reabilitação das suas casas e acesso ao pré-escolar das crianças.

Projectos municipais

Por outro lado, congratulou-se com o facto do concelho ter projectos próprios, que considerou “interessantes” e que devem ser replicados a nível nacional, tomando como exemplo o serviço da mutualidade de saúde.

Por sua vez, o presidente da câmara municipal, Carlos Silva, congratulou-se com a disponibilidade do Governo em apoiar o município na criação de um lar de idosos e na implementação do centro de acolhimento de crianças com paralisia cerebral – “Ninho de amor”, inaugurado no mesmo dia.

Segundo o autarca, o centro “Ninho de Amor”, sito num espaço da Casa para Todos, no bairro de Bela Vista, além de acolher crianças com paralisia cerebral, vai ser dotado, numa segunda fase, de uma sala de fisioterapia.

Relativamente ao projecto “Ninho de Amor”, Lídia Lima assegurou que o Executivo vai apoiar a câmara para que o mesmo “funcione bem” e que tenha todas as condições para garantir a felicidade das crianças que vão frequentá-lo.

Além do encontro com o chefe do executivo municipal, a secretária de Estado da Inclusão Social visitou o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), as Aldeias Infantis SOS, a Mutualidade de Saúde, a Casa Manuela Irgher e as Tendas El Shaddai.

 C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top