PUB

Cultura

Museu de Arqueologia passa para o Palácio da Cultura e reabre segunda-feira 

O Museu de Arqueologia reabre as portas esta segunda-feira,21, na sua nova morada, no 1º piso do Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Plateau, cidade da Praia. A cerimónia de reabertura será presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, às 9 horas.

O evento enquadra-se ainda a inauguração da exposição “Artefatos com histórias”, que faz uma nova abordagem sobre o espólio existente no Museu de Arqueologia, que “para além do objeto em si, centra em temáticas gerais da história das ilhas e seu espaço marítimo na história do mundo, entre os séculos XVI e XX”, segundo nota de imprensa.

A exposição nasceu de um trabalho feito no processo de inventário do espólio, permitindo novos conhecimentos sobre os artefactos que compõem o património arqueológico nacional.

A nova proposta expositiva apresenta uma abordagem transversal sobre os fenómenos da escravatura (comércio transatlântico), da sociedade escravocrata (poder, religião e terras) e do comércio triangular (rotas comerciais e naufrágios).

Segurança e centralidade

De relembrar que o Museu de Arqueologia da Praia foi transferido para o Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Platô, por razões de centralidade e segurança, conforme anunciou o presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Jair Fernandes, no passado dia 9.

Jair Fernandes avançou, na altura, que o antigo espaço onde se encontrava tal museu – nas traseiras do Arquivo Nacional – “não tem as condições físicas e estruturais” necessárias para exposições temáticas que o Museu de Arqueologia está destinado a oferecer ao público.

PUB

PUB

PUB

To Top