PUB

Educação

Mais sete mil jovens vão ser abrangidos pelo programa de formação profissional

Mais sete mil jovens vão ser abrangidos no Programa Integrado de Desenvolvimento de Competências (PIDC -2022), no valor de 380 mil contos, para formação profissional.

O objectivo deste programa, segundo uma nota do Governo, é maximizar a capacidade de empregabilidade empreendedora e incrementar o acesso às oportunidades de emprego digno para jovens, mulheres e grupos exposto à exclusão nos sectores catalíticos e contribuir para reduzir o número de jovens desempregados.

O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que presidiu à apresentação do programa, esta quarta-feira, esclareceu que a ideia é trabalhar para que os jovens de todas as ilhas possam ter acesso a uma formação profissional com qualidade e utilizando as tecnologias de informação e comunicação.

“Isto para que os jovens tenham habilidades e possam entrar no mercado de trabalho com certificação profissional e terem o acesso ao emprego digno e bem remunerado”, projectou o ministro, avançando que, com isso, o Governo está a montar um sistema que permita que todos os jovens, “independentemente se os pais têm recursos ou não”, possam ter acesso à formação profissional.

“Nós não podemos permitir que as dificuldades dos pais possam ser um empecilho para que os jovens cabo-verdianos possam sonhar grande e ambicionar ter um trabalho digno”, frisou.

Neste sentido, garantiu que, através do PIDC, conta com o financiamento do Estado, através do Orçamento, das empresas, da segurança social e dos parceiros internacionais, Cabo Verde vai garantir que todos os jovens tenham acesso à formação profissional.

“Estamos com um sistema integrado, com uma boa planificação, para abranger todas as ilhas de Cabo Verde, de modo a permitir que os jovens cabo-verdianos possam ter oportunidades”, garantiu Olavo Correia.

E para a materialização deste programa, o Governo assinou um contrato programa com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) e Direcção Geral de Educação.

40 mil contos para ações de formação do IEFP

O presidente do IEFP, Paulos Santos, avançou que foram disponibilizados à instituição cerca de 40 mil contos para o fomento de acções de formações de “nível” em todo o território nacional.

“Esse financiamento vai nos permitir trabalhar de uma forma mais coordenada para termos jovens com formações que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho e ao rendimento”, precisou Paulo Santos.

O PIDC é um programa operacionalizado, através dos sistemas de educação, formação profissional e promoção do empreendedorismo, de forma plurianual, transversal e integrado para promover o emprego digno, dotado de recursos técnicos, financeiros, e implementado de forma coordenada pelos intervenientes a nível nacional e municipal.

 C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top