PUB

Ambiente

PAICV reforça denúncia de vazamento de água suja na praia de Santa Maria – governo diz que “brevemente” estará resolvido

O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Démis Almeida, pediu hoje, no parlamento, a intervenção das autoridades competentes para porém fim ao vazamento de água suja na praia de Santa Maria, na ilha do Sal.

Durante uma intervenção, no período de questões gerais, o deputado lembrou que a praia de Santa Maria é uma das sete maravilhas de Cabo Verde e considerada uma das melhores praias da África e do mundo, com “um potencial turístico extraordinário”.

No entanto, adiantou que a mesma tem sido “contemplada” com vazamento de água suja, sendo que há mais de dois meses existem denúncias públicas junto das autoridades competentes, nomeadamente a Câmara Municipal do Sal e os Ministérios do Mar, do Ambiente e do Turismo, sem que medidas, de facto, sejam tomadas para pôr cobro a essa situação”.

“Nós gostaríamos de pedir que as autoridades competentes interviessem, de entre elas também o Ministério da Saúde, porque pode estar em causa questões de saúde pública, no sentido de mandar cessar imediatamente esse vazamento e responsabilizar os autores por essa agressão à praia de Santa Maria, ao meio ambiente e eventual poluição dos solos”, sublinhou.

O deputado do maior partido da oposição considerou que pode estar em causa a qualidade daquela que é “um dos maiores patrimónios turísticos” do País, e vai mais longe solicitando a criação de uma entidade que faça a gestão da praia de Santa Maria.

“A praia de Santa Maria não pode continuar a ser uma praia de ninguém, onde todos mandam, mas ninguém obedece. Se estamos a falar de zona económica especial, de uma Sociedade de Desenvolvimento Turístico da ilha do Sal ou de uma entidade de outra natureza, isso caberá ao Governo decidir, mas é preciso passar da palavra aos actos”, realçou. 

MpD já solicitou intervenção das autoridades

Em nome do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder), o deputado Aniceto Barbosa concordou com a declaração do colega PAICV, indicando que é uma situação que, igualmente, suscitou a preocupação dos deputados da maioria, que também já solicitaram a intervenção das autoridades no sentido de acabar com esse vazamento de água suja, “da dessensibilização de um hotel”.

“Portanto, nós estamos inteiramente de acordo com a declaração e dizer mais, que nós enquanto deputados da ilha do Sal, nós vemos a praia de Santa Maria como uma das praias mais visitadas em Cabo Verde e mais lindas e que efectivamente não podemos deixar que a situação continue”, declarou.

O deputado Aniceto Barbosa mostrou-se ainda de acordo com a proposta de criação de uma instituição para garantir a governança da praia, e tomar conta de algumas questões como a limpeza e a organização.

Ruptura na canalização

Da parte do Governo, a ministra dos Assuntos Parlamentares, Filomena Gonçalves, explicou que as autoridades fizeram as intervenções no devido momento.

Entretanto, informou que houve uma ruptura na canalização da dessalinizadora, que está neste momento a ser resolvida com intervenção das autoridades e do empreendimento.

“Neste momento, as obras estão a decorrer para resolver de vez o problema. Nós acreditamos que brevemente tudo estará resolvido”, precisou.

Ainda durante o período de questões gerais houve uma intervenção da deputada Maria de Fátima Write, do MpD, que abordou as vantagens do estatuto do investidor emigrante, aprovado pelo Governo, da deputada Zilda Oliveira, da UCID, que pediu a alteração do regime geral do ensino superior.

Intervieram ainda o deputado Clóvis Silva, do PAICV, que partilhou algumas questões que, segundo disse, têm-lhe preocupado, nomeadamente a situação dos pescadores e dificuldades no funcionamento do teleférico, o problema de desemprego que afecta a juventude e questões relacionadas com as infra-estruturas.

O deputado do MpD Aniceto Barbosa, por sua vez, enalteceu a recepção do campeonato mundial de windsurf na praia de Ponta Preta, na ilha do Sal.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top