PUB

São Vicente

Biólogo Keider Neves descobre mais uma espécie de coral na Laginha

O biólogo Keider Neves, descobriu, há cerca de uma semana, mais uma espécie de coral na enseada de corais da praia da Laginha, em São Vicente. O local já conta com mais de dez espécies de corais diferentes catalogadas.

A novidade foi avançada, esta sexta-feira, pelo fotógrafo e ambientalista Guilherme Mascarenhas, à margem do lançamento da versão digital do livro/catálogo “Espécies marinhas da Enseada d’Coral da Laginha”, no Centro Cultural do Mindelo.

O livro, do qual ainda não consta a última espécie encontrada, traz 421 fotografias de espécies da biodiversidade existente no local, com variações de cada espécie, juvenis, macho e fêmeas, entre outros.

No entanto, de acordo com Guilherme Mascarenhas, a ideia não era publicar um livro, mas preservar a enseada que sofre ameaças como a saída das águas pluviais e das águas dos dessalinizadores.

Para o biólogo Keider Neves, a enseada é um local com uma “biodiversidade incrível”, com mais de 500 espécies catalogadas.

Isso, explicou, deve-se principalmente a três factores como a heterogeneidade de habitats, por ser uma zona bastante abrigada e pouco profunda e possui uma água quente e límpida que promove o desenvolvimento de corais.

Também informou que pode ser considerada um berçário de espécies, sobretudo, de peixe que procuram um refúgio, na fase inicial da sua vida, para fugir dos predadores e crescer.

Muito discurso e pouca ação

No entanto, criticou, “em Cabo Verde há muito discurso pró-ambiente, em que muitas vezes defende-se que o país é muito rico com uma elevada biodiversidade”, mas sustentou que “não se faz muita coisa para salvaguardar o mar”.

“Apesar desses discursos, poucas são as políticas que se fazem no sentido de preservar o mar e seria melhor preservar o que temos agora do que futuramente restaurar o que temos perdido”, afirmou, apelando às autoridades a preservar o ambiente.

Laboratório

Conforme o biólogo Rui Freitas, a “Enseada de coral”, localizada entre a Laginha e a Matiota, é um local “importante” e considerado um laboratório para conhecimento da fauna e da flora marinha cabo-verdiana e para a educação ambiental.

Por causa disso, em Agosto de 2019, entregaram ao Governo uma proposta de criação do sítio de interesse científico da enseada de corais da Laginha, mas “nunca tiveram uma resposta”.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top