PUB

Educação

Sindep promete greve contra “falta de dignidade” dos professores para 23 de março 

O Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) entregou um pré-aviso de greve nacional à Direcção-geral do Trabalho para 23 de março, contra a aquilo que diz ser a falta de dignidade dos professores por parte do Governo.

O presidente do Sindep, Jorge Cardoso, afirma que a sociedade cabo-verdiana está perante um “Governo insensível” para com os trabalhadores.

 Segundo diz, esta greve/manifestação, já anunciada anteriormente, visa protestar comtra a falta de dignidade pessoal e profissional do professor cabo-verdiano pelo Governo que “só propaga e não tem resultado em nada”.

Pendências

Com esta paralisação, o Sindep reivindica um conjunto de pendências dos professores, tendo citado como exemplos, as reclassificações de 2016 a 2021 e subsídios pela não redução da carga horária em numerário de 2017 a 2022 e o o congelamento de salários desde 2016, o congelamento da evolução na carreira desde 2014.

“Temos professores com mais de 20 anos de serviço e continuam na mesma categoria profissional, mas, mais do que isto, os professores estão a ser fustigados com o abuso, por parte de alguns delegados e directores”, de modo que os professores, ao colocarem os seus problemas, ao invés de vê-los resolvidos, serão perseguidos, esclareceu.

O Sindep alerta a todos os professores a estarem atentos “às manobras de tentarem dividir a classe” para reinarem e utilizando sindicatos para propagandas enganosas.

Caso o Governo não resolva as pendências, o Sindicato Nacional dos Professores ameaça realizar outras manifestações até o final do ano, tendo já agendado uma para o mês de Abril, por ocasião do Dia do Professor, e o congelamento das notas.

C/ inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top