PUB

Mundo

Guerra na Europa: Presidente critica NATO por recusar Zona de Exclusão Aérea na Ucrânia

Imagem: SBT News

Dia 10 do Conflito. O Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, critica a  NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por se recusar a impôr uma Zona de Exclusão Aérea sobre a Ucrânia, denunciando que quem morrer, agora, “morrerá pela fraqueza e falta de unidade” da Aliança Atlântica.

“A Aliança [Atlântica] deu luz verde ao bombardeio de Cidades e Vilas Ucranianas ao se recusar a criar uma Zona de Exclusão Aérea”, acusou o Presdidente  Volodymyr Zelensky, num Discurso emitido durante a noite, nas Plataformas Digitais do Governo da Ucrânia –  acessadas pelo jn.pt.

 E continua: “Tudo o que a Aliança [Atlântica] conseguiu fazer (…), foi passar pelo seu Sistema de Compras 50 toneladas de Diesel para a Ucrânia. Talvez para podermos queimar o Memorando de Budapeste”, manifesta o Chefe de Estado, referindo-se às Garantias de Segurança de 1994, dadas à Ucrânia, em troca da Retirada das suas Armas Nucleares, da era Soviética, denunciando, agastado: “Vocês não nos poderão pagar com Litros de Combustível, os litros do nosso sangue derramado pela Europa Comum”.

Volodymyr Zelensky lembrou que os Ucranianos vão continuar a resistir e que já destruíram os Planos da Rússia para uma Invasão-Relâmpago, “tendo suportado nove dias de escuridão e maldade”.

“Somos guerreiros da luz. A História da Europa vai lembrar-se disto para sempre”, concluiu.

Justificação

O Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse, sexta-feira, 4, que os Aliados rejeitaram a exigência feita pela Ucrânia, de Criação de uma Zona de Exclusão Aérea no País, após a Invasão Russa, para evitar ser      em envolvidos no Conflito.

“A Questão foi discutida e os Aliados concordaram que não deveríamos ter aviões da NATO a operar no Espaço Aéreo Ucraniano ou Tropas da NATO no Solo, porque poderíamos acabar com uma Guerra Total na Europa”, declarou Jens Stoltenberg.

Falando na Sede da NATO, em Bruxelas, após uma Reunião Extraordinária do Conselho do Atlântico Norte, o principal Organismo de Decisão Política da Colectividade e no qual cada País-Membro tem assento a nível dos Chefes de Diplomacia, o Líder da Aliança Atlântica explicou que “a única forma de implementar uma Zona de Interdição de Vôo seria enviando Caças da NATO para o Espaço Aéreo da Ucrânia, e, em seguida, abater Aviões Russos para o fazer cumprir”.

Porém, “temos a responsabilidade de evitar que esta Guerra se agrave para além da Ucrânia, porque isso seria, ainda, mais perigoso, mais devastador e causaria ainda mais Sofrimento Humano”, justificou Jens Stoltenberg.

E lembrou, a modos de remate: “A NATO é uma Aliança Defensiva. Não queremos fazer parte do conflito na Ucrânia”.

Lembrete

O Conflito na Ucrânia começou no pasdsado dia 24 de Fevereiro, após o Presidente Russo, Vladimir Putin, autorizar a Entrada de Tropas naquele País do Leste Europeu.

A Invasão culminou com ataques por ar, mar e terra, com diversas Cidades bombardeadas, inclusive a Capital Kiev.

É “a Maior Operação Militar” dentro de um País Europeu, desde a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 a 1945.

A Ofensiva Russa provocou Clamor Internacional, com Reuniões de Emergência realizadas e previstas em vários Países, e pronunciamentos de diversos Líderes espalhados pelo Mundo, condenando o Ataque Russo à Ucrânia.

Em razão da Invasão, países como EUA, Reino Unido e o Bloco da União Europeia anunciaram Sanções Económicas contra a Rússia.

A Invasão ocorreu dois dias após o Governo Russo reconhecer a Independência de dois Territórios Separatistas, no Leste da Ucrânia – as Províncias de Donetsk e Luhansk. Com os ataques, Putin pretende alcançar uma desmilitarização e a eliminação dos “Nazistas”.

Outros motivos de Putin pela Invasão na Ucrânia dão-se pela aproximação do País ao Ocidente, com a possibilidade de fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte – Aliança Militar Internacional -, e da União Europeia, além da ambição de expandir o Território Russo, para aumentar o Poder de Influência na Região.

PUB

PUB

PUB

To Top