PUB

Educação

Manifestação dos estudantes: Embaixada de Portugal em Cabo Verde garante ter atribuído 2970 vistos de estudo neste ano lectivo

Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz afirma que Portugal atribui 2970 vistos para estudantes cabo-verdianos que pretendem continuar os estudos neste país europeu, só neste ano lectivo 2021/2022. A afirmação veio na sequência da manifestação realizada na sexta-feira,4, em frente à embaixada portuguesa, na Praia.

Segundo a TCV que cita declarações do embaixador português na Praia, António Moniz as taxas de indeferimento tendem a baixar graças ao acordo de mobilidade da CPLP.

António Moniz preferiu não entrar em detalhes da manifestação realizada pelos estudantes na sexta-feira,4, contra alegados atrasos, falta de informações e burocracia na atribuição de vistos na embaixada de Portugal, considerando que esta saída às ruas é um direito em Cabo Verde.

No entanto, apontou que só neste ano lectivo a secção consular da embaixada portuguesa na Praia já atribuiu 2970 vistos de estudo e garante que os únicos pedidos pendentes, neste momento, fazem parte de uma lista que foi entregue há sensivelmente duas semanas.

Manifestação por “mais respeito” e “celeridade”

De recordar que na manifestação em frente à Embaixada de Portugal, em Achada Santo António, Praia, na passada sexta-feira,4, os jovens estudantes clamaram por “mais respeito” e “celeridade” na obtenção de visto para Portugal, acusando a embaixada de fazer-lhes “pagar as culpas” dos estudantes que viajaram anteriormente e que não deram continuidade aos estudos.

Desta manifestação participaram outras pessoas com contratos de trabalho em Portugal, que também reclamaram da falta de celeridade nos processos.

PUB

PUB

PUB

To Top