PUB

Política

Ministro enaltece atuação de Cabo Verde no combate à VBG

Para Fernando Elisio Freire, ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Cabo Verde está num “bom caminho”, no combate à Violência Baseada no Género. O mesmo destaca o aumento de denúncias e a atuação das autoridades e da comunicação social, no combate ao crime.

Apesar de reconhecer que há desafios a ultrapassar, Fernando Elisio Freire aponta ganhos na luta cabo-verdiana contra à VBG.

“Estamos num bom caminho, mas a luta pela igualdade do género em Cabo Verde tem ainda alguns desafios, temos ainda uma faixa da nossa população que ainda, culturalmente, não consegue ver a questão da igualdade do género como uma questão natural”, concretizou Fernando Elísio Freire.

Para o ministro, o número de detenções por VBG, que se tem verificado nos últimos dias, mostra que “há mais denúncias” e que as autoridades “estão a punir” os agressores.

Freire defende um “trabalho forte” no combate a este crime que passa, segundo diz, por educar meninas e rapazes dentro das famílias e nas escolas.

“É preciso continuarmos esse trabalho e creio que o maior número de queixas, maior denúncia, midiatização dos casos, está a permitir, de facto, que haja uma maior atenção das autoridades judiciais e, neste caso, a Comunicação Social tem exercido um papel importante”, finalizou.

C/ inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top