PUB

Educação

Governo reforça bolsa de estudantes cabo-verdianos na Rússia 

Face ao conflito armado no leste europeu, com o ataque russo à Ucrânia, o Governo de Cabo Verde têm auxiliado os estudantes cabo-verdianos na Rússia, e outros países da zona de conflito, com reforço monetário das bolsas de estudo.

Dados da Secretária do Estado do Ensino Superior apontam para a existência de 43 estudantes cabo-verdianos na Rússia, 20 na Hungria e seis na Sérvia, sendo que não há nenhum na Ucrânia.

Tendo em conta a situação de conflito e de crise humanitária vividos, Eurídice Monteiro assegura que o Governo de Cabo Verde têm prestado assistência social aos estudantes do leste europeu. 

Apesar das bolsas serem atribuídas pelos países de acolhimento, o governo e a Ficase tem atribuído um reforço monetário para completar a bolsa, por causa do aumento do custo de acesso a bens alimentares.

Suspenso envio de estudantes para a Rússia 

Neste momento, segundo Eurídice Monteiro, não há estudantes com previsão de partirem para a Rússia para estudos e anuncia a suspensão do processo de envio de estudantes para a Federação Russa.

“Os pais e encarregados de educação devem estar cientes que a primeira responsabilidade do Estado de Cabo Verde é salvaguardar a segurança dos nacionais. Não vamos enviar ninguém para um país em situação de crise”, avançou à RCV.

A Secretária de Estado, entretanto, garante que a retoma do envio de estudantes para a Rússia poderá continuar quando a situação estiver estável, tendo em conta a manifestação de interesse da Rússia em atribuir bolsas de estudos a estudantes cabo-verdianos.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top