PUB

Santiago

Praia: Livro de Silvino Semedo sobre Gestão dos Recursos Humanos lançado hoje

O jurista e Capitão das Forças Armadas, Silvino Semedo, lança esta sexta-feira, 18, pelas 17h30, o seu mais novo livro intitulado “Gestão e Avaliação do Desempenho nas Organizações – Teorias e Práticas”, uma obra de cariz técnico-científico, que resulta da sua dissertação de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos.

O livro, sob a chancela da Lisbon International Press (sucessora da Chiado Editora) de Portugal, vai ser lançado no Auditório do Estado-Maior das Forças Armadas, Várzea, cidade da Praia, pelas 17h30.

Segundo nota de imprensa, “Gestão e Avaliação do Desempenho nas Organizações – Teorias e Práticas” é composto por cinco capítulos, resultantes da dissertação de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e do Conhecimento, defendida com distinção, 19 valores, pelo jurista e Capitão das Forças Armadas, Silvino Semedo.

O livro baseado em uma análise técnico-científica minuciosa e exaustiva da gestão e avaliação do desempenho (AD) nas organizações, “pretende reforçar a importância de, agora mais do que nunca, se ter as pessoas no cerne das preocupações das instituições, independentemente da sua natureza, enquanto seu recurso mais valioso e principal capital, para a obtenção do sucesso organizacional face à dimensão dos desafios atuais e futuros que requerem a máxima resiliência das organização e dos seus colaboradores”.

Nesta obra, Silvino Semedo assinala também a importância de se apostar incondicionalmente na felicidade no trabalho, aliada à motivação/satisfação, lançando o repto “para que se acabe com a romantização do trabalho em excesso visto que o descanso não é um luxo, mas sim uma premente necessidade pelo que, só assim, as organizações materializarão com sucesso suas missões/atribuições”.

De entre outros destaques, o livro de 220 páginas disserta sobre a importância da AD, enquanto ferramenta estratégica para o sucesso das organizações, tanto do sector público como privado.

Estudo

A obra faz ainda uma viagem dos primórdios à atualidade, descrevendo vários métodos e técnicas da AD, suas vantagens e desvantagens, sublinhando que “o desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão do desempenho (SGD/SAD) que paute pela eficiência, eficácia e economicidade deve ser antecedido de um profundo diagnóstico organizacional e deve ser o mais objetivo possível”.

Neste estudo Capitão Semedo tomou como referência o SGD/SAD das Forças Armadas e analisa, também, a gestão/avaliação do desempenho na Administração Pública (AP) Cabo-verdiana desde a aprovação do seu primeiro SAD, na década de 70, passando pelas reformas ocorridas em 1993, 2014 e 2020/2021 para vincar a importância da AD, também, enquanto ferramenta estratégica para o desenvolvimento profissional dos funcionários públicos.

O lançamento da obra está marcado para às 17h30 do próximo dia 18 de Março, na Praia.

Sobre o Autor

Silvino Semedo é oficial na especialidade de Artilharia Antiaérea, Mestrado em Gestão dos Recursos Humanos e do Conhecimento pela Uni-Piaget.

Possui Pós-graduação em Direito Aéreo pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, com Especialização em Direito, Segurança e Emergência pelo Instituto de Direito e Segurança de Portugal.

Possui ainda uma Licenciatura em Direito pela Universidade do Mindelo, para além de outras formações e cursos avançados de temas diversos.

De entre as funções é Diretor de Justiça e Disciplina das Forças Armadas, Comissário de Direitos Humanos junto da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, e membro do seu Conselho Coordenador, membro da Estrutura Superior da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Diretor de Comunicações das Forças Armadas, Oficial de Apoio Jurídico/ Justiça e Disciplina, Oficial de Pessoal e Justiça, Adjunto de Comandante de Companhia.

Semedo já participou de diversos fóruns militares e civis, a nível nacional e internacional, tendo também atuado em exercícios militares multinacionais como o Exercício Felino, o Exercício Obangame Express, Fiscalização da Pesca na Sub-Região, entre outros.

Possui artigos publicados sobre temas diversos em revistas internacionais da AIJM – «Humanitas et Militari»s, «Direito Militar» da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais – AMAJME e Revista das Forças Armadas de Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top