PUB

Santiago

Santa Catarina: Alunos do LAC assinalam Dia Internacional Contra a Discriminação Racial 

Os alunos do 12º ano de escolaridade do Liceu Amílcar Cabral (LAC), em Santa Catarina, participam, na manhã desta segunda-feira,21, uma palestra com apresentação de temas sobre racismo e descriminação racial.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Santa Catarina, através do Gabinete de Apoio à Migração, para assinalar 21 de Março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, segundo nota de imprensa.

A palestra marcada para às 10 horas do Auditório do LAC vai contar com intervenções do ativista social anti-racista António Alte Pinho, que tem como tema “Racismo: Uma invenção colonial como instrumento de domínio”.

Por sua vez, Zoraida Fortes, da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC) irá falar sobre “Instrumentos para a Prevenção e Combate à Discriminação Racial nas Escolas, com enfoco no Bullying”.

Efeméride

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial celebrado a 21 de Março, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, em memória do “Massacre de Shaperville”, ocorrido em 21 de março de 1960.

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul, que obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Tropas militares do apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras, maioritariamente jovens.

PUB

PUB

PUB

To Top