PUB

Destaques

Destaques da edição 760 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Municipais da Holanda
Fidel Lopes e Jessica Silva os únicos eleitos
Fidel Lopes (em Zaanstad) e Jessie Silva (em Schiedam) foram os únicos descendentes de cabo-verdianos eleitos deputados municipais nas suas respectivas cidades, nas eleições que decorreram, na Holanda, entre 14 e 16 de Março. Os resultados mostram que a adesão às urnas foi das piores de sempre, com apenas 50,3 % dos eleitores a irem às urnas, a nível nacional. Aquém das expectativas ficou, igualmente, a adesão da comunidade cabo-verdiana, especialmente em Roterdão, onde reside a maioria, onde apenas cerca de 39% de 500 mil eleitores inscritos, foram votar. Agora, deixa de estar representada nesse conselho municipal.  

Escalada de preços
Depois do óleo ao trigo…
… Agora o frango
Não é surpresa que a Guerra da Europa está a impactar os preços das importações no arquipélago, tendo em conta que o país chega a depender em 90 por cento do exterior de tudo o que consome. A caixa de 10 quilos de frango, um dos produtos mais consumidos pelos cabo-verdianos, que há um ano custava 1590 escudos, agora está a 2.350$00. E a tendência é para subir. 

MpD Porto Novo
Damião vs Aníbal
Estalou o verniz
O deputado nacional Damião Medina e candidato à sua própria sucessão na presidência da Comissão Política Concelhia (CPC) do MpD no Porto Novo, Santo Antão, acusa o edil Aníbal Fonseca e parte dos vereadores de tentativa de assalto à liderança do partido no município. Medina denúncia “intromissão ilegal” de Fonseca nas eleições de 03 de Abril e pede o adiamento da data da eleição. 

Hospitalização de crianças
Pais pedem comparticipação do INPS
Para acompanhar filhos em internamentos nos serviços de pediatria do país, os pais precisam abrir mão dos seus rendimentos, caso as faltas ultrapassem os cinco dias a que têm direito junto da entidade patronal. Isto porque, nas pediatrias, a exigência de acompanhamento vai até os 9 anos, onze meses e 29 dias, mas o INPS só cobre, com subsídio de doença, acompanhantes para crianças até os seis meses de idade. Juristas apontam lacuna na lei.

Sindicatos avançam com impugnação do Conselho Nacional
Congresso da UNTC-CS pode ficar sem efeito
Sete sindicatos filiados na União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde  (UNTC-CS) avançaram, junto do Tribunal Judicial da Comarca da Praia, com um pedido de impugnação da reunião do Conselho Nacional que marcou o Congresso dessa Central Sindical. O julgamento do contencioso, que deveria ocorrer na passada terça-feira, foi, no entanto, adiado para a próxima semana. Joaquina Almeida nega-se a falar sobre o assunto.  

-Esta Edição nº.  760, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, ainda, as Opiniões de: Arsénio Fermino de Pina, José Miranda e Luís Kandjimbo; assim como, a Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top