PUB

Política

Governo vai aumentar estocagem do milho de 14 para 32 mil toneladas

O Governo vai aumentar a capacidade de estocagem do milho de 14 para 32 mil toneladas, e estancar os preços dos bens de primeira necessidade como forma de garantir a segurança alimentar durante este período de crise.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, pelo ministro da Agricultura, Gilberto Silva, segundo o qual é fundamental assegurar que não haja ruptura de alimentos e travar a escala de preços por forma a garantir a segurança alimentar.

“Se os preços subirem demais as famílias terão de fazer redução do cabaz de compra, o que também contribuirá negativamente para a segurança alimentar do país. Para que as pessoas tenham acesso aos alimentos é necessário que haja rendimento e aqui o sector da pecuária é fundamental”, sublinhou o governante.

Gilberto Silva adiantou ainda que o Governo vai apoiar as compras agrupadas para garantir maior competitividade na aquisição a nível internacional e reforçar a capacidade de estoque dos alimentos.

“Refiro-me, sobretudo, aos cereais e a questão do milho é essencial. Então nós estamos a tomar medidas necessárias para aumentar a capacidade do estoque dos silos de 14 mil toneladas para 32 mil toneladas através de um acordo com uma empresa privada, que já tem essa capacidade de estoque aqui em Santiago e assim permitir que as empresas importadoras de cereais, especialmente do milho possam assegurar maior quantidade dos produtos”, explicou.

A par disso, o Governo vai bonificar os preços da ração produzida pelas unidades fabris nacionais e vendidas aos criadores nacionais, abrangendo para além de ruminantes, os suínos e as aves.

“Devo aqui informar que 96% do milho importado vai para ração animal. Portanto daí resulta a carne, o leite, os ovos, e também o emprego nestas unidades fabris traduzido em rendimento das famílias. Portanto, há necessidade de manter no nível actual o preço do milho para que a actividade pecuária possa continuar rentável”, perspectivou.

O Governo vai ainda reduzir imposições fiscais no leite em pó e no leite ultrapasteurizado, através de um diploma específico. 

“Significa reduzir a carga fiscal sobre o leite e desta forma fazer com que os preços possam baixar em relação aos níveis actuais. E garantir a manutenção dos actuais níveis dos preços do trigo, do milho, dos óleos alimentares através da compensação financeira”, acrescentou.

Conforme explicou, o executivo vai estabelecer os preços das últimas importações como sendo “linha vermelha”, por considerar que já está no limite do suportável pelas famílias cabo-verdianas e avançar com um regime de compensação importação a importação.

“Trata-se uma medida válida para três meses que pode ser renovada por iguais e sucessivos períodos se a conjuntura internacional assim justificar”, indicou o ministro.

O Governo decidiu manter inalterados os preços do gás butano e combustíveis para a produção de electricidade, no mês de Abril, e estabelecer uma margem máxima de aumento de até 5% do preço actual, para outros produtos petrolíferos, nomeadamente gasóleo e gasolina.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top