PUB

Mundo

Preços de Energia: Portugal e Espanha conseguem “Tratamento Especial”

A Presidente da Comissão , Ursula von der Leyen, confirma um “Tratamento Especial” para Portugal e Espanha, que pediam um tecto máximo para o preço do Gás.

Os Chefes de Estado e de Governo dos 27 – conta pt.euronews.com -, tentaram, sexta-feira, 25, encontrar formas de travar o Aumento dos Preços da Energia.

Nos 27 Estados-Membros, havia uma clara divisão entre os que eram a favor e contra a intervenção neste Mercado.

No final do Encontro, a Presidente da Comissão Europeia,  Ursula von der Leyen, confirmou um “Tratamento Especial” para Portugal e Espanha, que pediam um teto máximo para o preço do Gás.

Ursula von der Leyen disse que a Península Ibérica (Portugal e Espanha)  “tem uma situação muito especial, com “um ‘mix’ Energético que inclui uma grande carga de Renováveis, o que é muito bom, mas com muito poucas inter-ligações ao Resto da Europa”.

Por isso, explicou que os 27 concordaram com um “Tratamento Especial” para que a Península Ibérica “possa lidar com esta situação muito específica em que se encontra”.

Outras das Decisões que saíram desta Cimeira tem a ver com a Compra Comum de Gás, para se conseguir melhores preços. Houve, também, um acordo sobre a necessidade de aumentar os Níveis de Armazenamento de Gás na Europa, antes do próximo Inverno.

Ursula von der Leyen sublinhou, ainda, que 75 por cento do Mercado Mundial do Gás dos Gasodutos é o Mercado Europeu, e que, por isso, “o Bloco tem um enorme Poder de Compra e é bom que se use, agora, esse Poder de Negociação Colectiva”, em vez de os Estados-Membros competirem uns com os outros, elevando os Preços.

A Guerra na Ucrânia é uma das razões do Aumento dos Preços da Energia. Na União Europeia, todos defendem um Bloco mais autónomo e menos dependente do Gás Russo, também porque essa é uma das principais Fontes de Rendimento de Moscovo

PUB

PUB

PUB

To Top