PUB

Destaques

Destaques da edição 761 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Apresentado hoje na Praia
“Memórias da luta anticolonial e da construção da República de Cabo Verde”
“Comandante Pedro Pires: Memórias da luta anticolonial em Guiné-Bissau e da construção da República de Cabo Verde”, livro editado pela Fundação Getúlio Vargas do Brasil, é lançado hoje, na cidade da Praia. Esta obra apresenta, na primeira pessoa, a vida deste combatente e estadista, passando da sua infância na ilha do Fogo, guerra anticolonial na Guiné-Bissau, à construção da República de Cabo Verde. 

Landim aperta o cerco a Amadeu

  • Vários processos crimes
  • Oito meses à espera de uma decisão
  • Germano Almeida: Um crime de prevaricação

O procurador-geral da República acaba de solicitar a suspensão do mandato de deputado a Amadeu Oliveira. Além do processo que corre termos no Tribunal de Relação de Barlavento, Luís José Landim foi buscar mais dois outros processos, no Tribunal da Comarca do Porto Novo e Tribunal da Comarca da Praia, para reforçar o pedido de suspensão do mandato parlamentar daquele eleito da UCID, em prisão preventiva há oito meses, na cadeia da Ribeirinha,São Vicente. 

Economia
Economista pede reajuste do salário mínimo
O economista Agnelo Sanches defende o reajuste do salário mínimo como medida para fazer face à escalada de preços, devido à guerra na Europa. Alerta ainda para a necessidade de se criarem factores de resiliência, em Cabo Verde, porque “a crise pode ser longa” e a escalada de preços “vai continuar”. 

Sector Empresarial do Estado em elevado risco fiscal
TACV, Electra, ASA e SDTIBM contribuíram em 95% para os resultados líquidos negativos do Sector Empresarial do Estado (SEE), em 2020. Das 28 empresas públicas e participadas do Estado, 13 apresentaram o resultado líquido positivo à volta de um milhão de contos, e 15 operaram no “vermelho”, com prejuízos de quase cinco milhões de contos. A fraca performance do SEE, em 2020, conforme a UASE, é motivada, em parte, pelos impactos da covid-19. 

JPAI
As bandeiras progressistas de Fidel Cardoso de Pina
Fidel Cardoso de Pina, presidente cessante da Juventude do PAICV, é candidato a mais um mandato para, como diz, “reafirmar” a JPAI enquanto “melhor organização juvenil do país, com grande capacidade de influenciação”. No congresso, marcado de 6 a 8 de Abril, garante que haverá uma renovação de mais de 90% dos membros

Seca em Santo Antão
Famílias rurais aflitas com cenário de crise

  • Medo da fome

O país está em calamidade. Não há quem não viva do campo que não passe por dificuldades devido à persistente seca que afecta o país há quatro anos. Em Santo Antão, famílias rurais, agricultores pecuaristas, estão aflitos com o cenário de crise e pedem “socorro” para enfrentar as dificuldades económicas causadas pela falta de chuva. Há quem tema a fome. 

-Encontra, também, nesta Edição nº.  761, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, entre outras, as Opiniões de:  Carlos Carvalho, Francisco Sena Santos, Luís Kandjimbo, Mário Gonçalves e Odailson Bandeira; a para da Coluna de Filinto Elísio.   

PUB

PUB

PUB

To Top