PUB

Cultura

“O Poeta da ilha” no Festival da Migração, Cultura e Cidadania no Luxemburgo

O filme “O Poeta da ilha”, do realizador Júlio Silva, vai marcar presença na 39ª edição do Festival da Migração, Cultura e Cidadania, no Luxemburgo, no dia 7 de Maio. O documentário sobre a luta pela Independência de Cabo Verde, cuja antestreia aconteceu em Portugal, vai chegar a Cabo Verde em meados de junho.

A apresentação do filme será, conforme o realizador, em parceria com associação de cabo-verdianos no Luxemburgo – Association Capverdienne du Sud – que está de “mãos dadas” com esta divulgação.

A exibição do filme, no dia 7 de Maio, no Centre pour la Promotion des Arts Luxemburguese (CEPA), é uma “homenagem a todos cabo-verdianos que na época colonial lutaram na clandestinidade para que hoje Cabo Verde esteja livre e independente”, documentário cujas filmagens aconteceram em São Vicente, Santo Antão e Portugal.

Festival da Migração, Cultura e Cidadania

Será assim uma das atratividades do festival, que apresenta ao público em geral a diversidade de 170 nacionalidades representadas no Luxemburgo, e que na edição de 2022 teve, segundo os organizadores, uma “revolução” na organização e duração do festival.

Diferentes das edições anteriores que aconteceram durante um fim-de-semana, desta vez o evento no Lux-Expo em Kicheberg, terá uma duração de três meses, sendo que as actividades, desde culinária, conferência-debates, espetáculos, filmes e exposições arrancaram a 5 de Março e decorrem até 8 de Maio.

Próximas apresentações de “O Poeta da ilha”

De relembrar que o filme “O Poeta da ilha” teve a antestreia em Portugal, na Associação Cabo-verdiana de Lisboa, onde dois dos actores do filme, João Graça e Rank Gonçalves, receberam os troféus de melhores actores, conforme informações avançadas à Inforpress por Júlio Silva.

Os actores João Branco, José Bettencourt, Mirita Veríssimo, Jorge Martins e César Lélis também foram, conforme a mesma fonte, actores muito votados pelo público.

Cumprindo ainda o objectivo do documentário a ser exibido em Cabo Verde, festivais e nas comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo, este será também brevemente apresentado nas comunidades cabo-verdianas residentes na Alemanha, Holanda e Itália.

Em Agosto o documentário estará a participar no festival internacional Kuxa Kanena em Maputo (Moçambique).

“O Poeta da ilha” será apresentado em Cabo Verde no mês de junho e julho nas ilhas de Sal, Santiago, São Vicente e Santo Antão.

PUB

PUB

PUB

To Top