PUB

Brava

Autarca quer navio no Porto da Furna durante os fins de semana

O presidente da Câmara Municipal da Brava defendeu, esta quinta-feira, 7, a necessidade do navio Kriola permanecer no porto da Furna durante o final de semana, por “questões de segurança”, e poder responder a casos de emergência.

Francisco Tavares falava à imprensa, reagindo a um conjunto de comentários e solicitações da população bravense sobre a nova escala de viagens de e para a ilha, que deixa a Brava sem ligações por cerca de três dias consecutivos.

Conforme disse o autarca, neste momento, o que se pode fazer é solidarizar-se com a população, com mais este constrangimento que todos os operadores económicos, passageiros e possíveis visitantes à Brava estão a sofrer, com o novo calendário de viagens da CV InterIlhas, e que, por duas semanas consecutivas, não conseguiram cumprir.

“O calendário prevê uma entrada do barco na segunda-feira à noite e saída na terça-feira logo às 8h00, mas há duas semanas que não vem sendo cumprido, o que faz com que as pessoas entrem na Brava no sábado no barco Praia d´Aguada, por volta das 12h00 e tenham de sair logo às 16h00, no mesmo barco, ou então só vão conseguir sair da Brava às 8h00 de quarta-feira”, explicou o edil.

Constrangimento grande

Uma situação que o autarca considera ser um “constrangimento muito grande”, realçando que o facto do novo calendário de viagens com o Praia d´Aguada, em substituição do navio Interilhas, entrelaçando com as viagens do Kriola, não prever a saída da Brava, e a sua entrada na segunda-feira é “altamente penalizador” para os operadores económicos, principalmente na área do turismo.

“Há várias pessoas que querem vir à Brava na sexta e sair na segunda-feira, mas não se consegue sair da Brava no domingo, segunda-feira e terça-feira, o que são vários dias consecutivos, dificultando os bravenses de resolverem alguma situação no Fogo ou na Praia, acabando por ficar somente a quarta-feira à tarde, quinta-feira e sexta-feira para tal”, exemplificou.

Neste sentido, apela à companhia para rever o “mais urgentemente possível” o calendário, de forma a que o Kriola possa entrar na Brava no sábado, permanecer no porto da Furna, e no domingo, também, por questões de emergência, e sair da Brava na segunda-feira.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top