PUB

Fogo

População de Campanas de Cima quer reabertura da USB fechada há quase sete anos

A população de Campanas de Cima, zona alta do extremo norte do município de São Filipe, quer a reabertura da Unidade Sanitária de Base (USB) encerrada desde 2016, com a emigração do agente sanitário para os Estados Unidos.

Em abaixo-assinado dirigido à Delegada de Saúde de São Filipe e ao presidente da autarquia, os mais de 60 subscritores de Campanas de Cima e zonas limítrofes apelam às autoridades sanitárias e municipais que reabilitem a infra-estrutura existente, para que possa voltar a funcionar com a colocação de um agente sanitário.

“Infelizmente, desde 2016, a unidade sanitária deixou de funcionar, penalizando fortemente a população que viu privada dos benefícios já recebidos”, refere o abaixo-assinado, sublinhando que durante quase sete anos houve sempre, em toda a população, a esperança de ver a unidade reaberta.

Degradado

Só que, agora, como avançou Adilson Silva Lopes, um dos assinantes do documento, à Inforpress, com o passar do tempo o edifício, que foi construído pela câmara de São Filipe, degradou-se e necessita de requalificação.

Essa fonte diz que a câmara mostrou-se disponível para reabilitar o espaço para o funcionamento da unidade sanitária desde que a delegacia de Saúde mobilize os materiais/equipamentos e o agente sanitário para a comunidade de Campanas de Cima, já que os equipamentos e materiais foram retirados aquando do seu encerramento em 2016.

Adilson Silva Lopes afirma que, inclusive, uma equipa técnica da autarquia de São Filipe já vistoriou o edifício com vista à sua remodelação e transformação numa unidade de transformação de frutas para um grupo de mulheres, mas que a população exige que seja reabilitada para funcionar como USB.

Indespensável

A população alerta às autoridades que o funcionamento da unidade é indispensável para a prestação de cuidados básicos de saúde, sobretudo numa altura em que a mesma ganhará nova dinâmica e desenvolvimento com a conclusão da construção do troço de estrada Piorno/Campanas de Cima, o que irá revolucionar os percursos turísticos da ilha, passando o acesso a Chã das Caldeiras a ser feita via norte, passando por esta comunidade.

Adilson Silva Lopes apontou ainda que a rede de abastecimento de água, prestes a ser concluída, não irá contemplar a comunidade vizinha de São João, situada mais a norte de Campanas de Cima, observando que como o troço de estrada ainda não está concluído não permitiu a extensão da rede até aquela comunidade.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top