PUB

Mundo

Guerra na Europa: Ucrânia quer tornar-se Candidata à União Europeia em Junho

Dia 45 de Guerra entre Rússia e Ucrânia. A vice-Primeira-Ministra da Integração Europeia e Euro-Atlântica da Ucrânia, Olga Stefanishina, disse ter esperança de que o País possa tornar-se Candidato à Adesão à União Europeia (UE) em Junho que vem.

“Esperamos que, na Cimeira dos Líderes da União Europeia, em Junho deste ano, a Ucrânia se torne Candidata à Adesão, e que esse Processo abra novos horizontes políticos para nós, mas acima de tudo, horizontes financeiros”, disse a vice-Primeira-Ministra da Integração Europeia e Euro-Atlântica da Ucrânia, Olga Stefanishina – citado pelo portal jn.pt.

Antes, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometera, na sexta-feira, 8, ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a concretização de um Relatório “em semanas”, sobre a Candidatura daquele País do Leste Eupeu de Adesão à UE.
“Este é um passo importante para chegar à UE”, disse Von der Leyen a Zelensky, quando lhe entregava o Documento com as Perguntas que terão de ser respondidas por Kiev, passo necessário para o começo do Processo.

A Chefe do Executivo Comunitário garantiu ao Chefe de Estado Ucraniano, que a Análise da Candidatura por parte da Comissão “não vai ser, como sempre, uma questão de anos, mas antes de semanas”.
Iniciativas semelhantes de países dos Balcãs

Ocidentais tiveram de esperar, no mínimo, meses para o início do Mecanismo, após o seu Pedido de Adesão.

Mais Sanções à Rússia…

A União Europeia sancionou, sexta-feira, 8, as duas filhas do Presidente Russo, Vladimir Putin, agora inscritas na Lista Negra Europeia, com mais de 200 outras pessoas, várias das quais Oligarcas próximos de Putin e Patrões da Imprensa pró-Kremlin.
Já alvo de Medidas Restritivas dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, nascidas em 1985 e 1986, respectivamente, são as filhas de Vladimir Putin e de Liudmila Putina, de quem o Líder Russo anunciou ter-se divorciado em 2013.

À semelhança das 217 pessoas e das 18 Entidades adicionadas a esta , publicada no Jornal Oficial da UE, elas foram proibidas de entrar no Bloco Comunitário e os bens que aí possuem foram congelados.
A mais velha, Maria Vorontsova, foi visada pelo seu papel na Nomenko, uma importante Empresa de Projectos de Investimento no Sector da Saúde, que procura “fontes substanciais de lucros” no Governo Russo.

A irmã mais nova, Katerina Tikhonova, dirige um Fundo de Apoio a Jovens Cientistas, criado por Empresas cujos dirigentes “são membros do círculo próximo de Oligarcas” do Presidente Russo – de acordo com a mesma fonte.

Este Quinto Pacote de Sanções da UE impõe, também, Medidas Económicas, em especial um Embargo ao Carvão Russo, a partir de Agosto próximo e o Encerramento dos Portos Europeus às Embarcações com Pavilhão Russo.

As Aquisições de Carvão pela UE representam um montante de oito mil milhões de Euros por ano, uma soma muito inferior às compras de Gás e de Petróleo.

Justificação para Novas Restrições

O Novo Pacote de Sanções foi decidido após a descoberta de centenas de cadáveres de civis, no fim de semana passado, na cidade ucraniana de Bucha, perto de Kiev, após a Retirada das Forças Russas. Os cadáveres estavam amontoados pelas ruas e em valas comuns, com sinais de terem sido vítimas de tortura e execução.

As imagens desencadearam uma onda de choque Mundial e acusações de “crimes de guerra” a Moscovo.
Os 27e e Sete sancionaram, igualmente, diversos responsáveis de Órgãos de Comunicação Social pró-Kremlin, como os directores da Agência TASS, Serguei Mikhailov, e do “Komsomolskaia Pravda”, Vladimir Sungorkin, descrito por Putin como o seu “jornal preferido”.

Todos os membros dos Governos e dos Parlamentos (179) das Repúblicas Separatistas pró-Russas de Lugansk e Donetsk foram também incluídos na Lista.
Quatro bancos – VTB, o segundo maior da Rússia, “Bank Otkritie, Novikombank” (filial do Rostec) e Sovcombank -, representando 23 por cento do Mercado Bancário Russo, viram, igualmente, os seus Bens congelados, depois de terem sido excluídos do Sistema Financeiro Internacional Swift.

Entre as Entidades visadas pelas Sanções, a UE inscreveu, ainda, uma Empresa de Oleg Deripaska, que produz Veículos Anfíbios para o Exército.
Esta lista, criada em 2014, após a Anexação Russa da Crimeia, contém, agora, os nomes de mil e 91 pessoas e 80 Entidades.

Lembrete

O Conflito na Ucrânia começou no passado dia 24 de Fevereiro, após o Presidente Russo, Vladimir Putin, autorizar a Entrada de Tropas naquele País do Leste Europeu.

A Invasão culminou com ataques por ar, mar e terra, com diversas Cidades bombardeadas, inclusive a Capital Kiev.

É “a Maior Operação Militar” dentro de um País Europeu, desde a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 a 1945.
A Ofensiva Russa provocou Clamor Internacional, com Reuniões de Emergência realizadas e previstas em vários Países, e pronunciamentos de diversos Líderes espalhados pelo Mundo, condenando o Ataque Russo à Ucrânia.

Em razão da Invasão, países como EUA, Reino Unido e o Bloco da União Europeia anunciaram Sanções Económicas contra a Rússia.
A Invasão ocorreu dois dias após o Governo Russo reconhecer a Independência de dois Territórios Separatistas, no Leste da Ucrânia – as Províncias de Donetsk e Luhansk. Com os ataques, Putin pretende alcançar uma desmilitarização e a eliminação dos “Nazistas”.

Outros motivos de Putin pela Invasão na Ucrânia dão-se pela aproximação do País ao Ocidente, com a possibilidade de fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte – Aliança Militar Internacional -, e da União Europeia, além da ambição de expandir o Território Russo, para aumentar o Poder de Influência na Região.

PUB

PUB

PUB

To Top