PUB

Cultura

Yuran Henrique expõe “Estação das águas” no Mindelo

O Centro Cultural do Mindelo acolhe a partir de quinta-feira,14, a exposição “Estação das Águas”, o mais novo trabalho do artista plástico mindelense Yuran Henrique. A inauguração está marcada para as 17 horas.

Conforme nota de imprensa, “Estação das águas” desenvolve-se a partir da natureza de fenómenos originados coletivamente, através da pesquisa sobre os espaços de convívio, no encontro do ser, prática que concentra um estudo profundo sobre um tipo de iconografia popular que só pode se desenvolver por meio de processos complexos do crescimento social.

O trabalho do artista plástico Yuran Henrique traduz-se numa produção com representações de um dialogo plural e agitado, cujos entendimentos estão sempre em transformação, percorrendo múltiplos fluxos de consciência.

“Com efeito, torna-se possível questionar a forma como distribuímos nossos afetos, reconfigurando nossas sensibilidades para com o que nos cerca e promovendo possibilidades de interação social”, diz a nota sobre a exposição que reflete ainda “pequenas narrativas que questionam formas hegemônicas de conhecimento”.

“Estação das águas” representa também análises das narrativas coloniais e a desconstrução da divisão moderna entre natureza e a cultura, sendo que “os elementos do mundo que vivemos hoje aparecem na obra mais explicitamente, permitindo-nos emergir e calibrar a nossa biodiversidade, que envolve camadas de espaço e tempo, e ordens de representações da memória, avançando para novas dimensões contemplativas”.

Sobre o artista

Yuran Henrique é natural de São Vicente e desde muito cedo, mostrou o seu interesse pela pintura, a ilustração e as artes urbanas, gosto que estende-se à dramaturgia.

Em 2014 passou a viver na cidade da Praia onde começou ativamente seu percurso. Em 2016 fez parte do coletivo de artistas plásticos, participando na mostra de “Artes visuais – Cabo Verde Contemporâneo 2016”.

Nesse mesmo ano, faz sua primeira exposição individual “Artérias do tempo” em parceria com a Câmara Municipal da Praia.

Em abril de 2017 inaugurou a exposição “Reversos” no Palácio de Cultural Ildo Lobo, e em julho do mesmo ano, participou na Bienal de Cerveira, Portugal, para Jovens Criadores da CPLP.

Em novembro de 2017 realizou uma nova amostra de pintura intitulada “Mitografias” durante o festival de teatro “Mindelact”.

A convite da Embaixada da Espanha realizou uma residência artística no Centro Atlântico de Arte Moderno, do Cabildo de las Canárias, Espanha, que resultou em 11 novas telas reunidas na exibição “Calendário” expostas entre maio e julho de 2018, no mesmo museu.

Em maio deste mesmo ano, participou ainda em residência artística do Projeto INCLASIFICABLE, em Cazalla de la Sierra, Espanha, onde nasceu “Espacios Indiscretos” com 10 obras.

Yuran Henrique é também cartunista no jornal Expresso das Ilhas e tem mostrado a sua vertente mais crítica e social desde 2015.

PUB

PUB

PUB

To Top