PUB

Ambiente

Jovens levam projeto ambiental “Mund Verd” para Porto Novo

Mund Verd é um programa ambiental desenvolvido pelos jovens Patrick Gomes e Rony Francisco, amantes da natureza e do paintball. Será apresentado, pela primeira vez, na cidade do Porto Novo, Santo Antão, no próximo dia 23 de Abril e tem como principal objecto a saúde do meio ambiente, em várias vertentes, aliada à prática de actividade desportiva. 

 O objectivo do projecto é realizar ações de preservação e recuperação da qualidade ambiental, no sentido de combater as mudanças climáticas, aumentar a eficiência de recursos, reduzir a poluição e a geração de resíduos, assim como de garantir melhorias do solo e da água.

De acordo com Patrick Gomes, a ideia é, igualmente, estimular a aposta nas energias renováveis, e aumentar a eficácia das técnicas de redução, reutilização e reciclagem.

Este trabalho, segundo a mesma fonte, será feito através de palestras motivacionais, campanhas de limpeza, plantio de árvores, promoção da agricultura sustentável e uso sustentável dos recursos marinhos.

“Queremos que a nossa sociedade tenha uma outra visão dos benefícios de cuidar da natureza e aumentar a consciencialização de que a saúde do meio ambiente depende dos seres humanos. Por outro lado, é dela que advêm os recursos naturais para a nossa sobrevivência, saúde e bem-estar”, alertou.

Desporto e ambiente de mãos dadas 

Patrick e Rony, que se denominam amantes da natureza, desejam aliar este projecto à sua empresa de paintball, Mindel Elite, aproveitando as deslocações para jogos para realizar campanhas de limpeza e plantação de árvores. 

Com este projecto, esperam, igualmente, ter acesso facilitado aos espaços dos jogos, que serão limpos e preparados antecipadamente para acolher as competições. 

Pontapé de saída em Santo Antão

Os jovens escolheram a ilha de Santo Antão para a primeira apresentação oficial do projecto, sendo certo que o objectivo final é levá-lo a todas as ilhas do país.

“Primeiro, queremos ver o seu desenvolvimento nas ilhas de Santo Antão e São Vicente, para depois apresentá-lo em outras ilhas”, perspectivam.

Em Santo Antão, os planos são, segundo o jovem, a realização de campanhas de limpeza, plantio de árvores, ações de formação e palestras.

A apresentação do programa, no Porto Novo, vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aníbal Fonseca, acompanhado pelo vereador do ambiente, Valter Lima.

Para além da apresentação do projecto, terá lugar uma palestra sobre a gestão das emoções, ministrada pelo coach comportamental João Santos.

A mesma destina-se ao público, em geral, com o foco nos voluntários do programa “Mund Verd”, que pretende dar início às atividades já em Maio do corrente.

No momento, a iniciativa conta com cerca de 23 voluntários em Santo Antão e 20 em São Vicente. 

PUB

PUB

PUB

To Top