PUB

Cultura

Portugal: B.Leza lança EP em homenagem a Bana e à banda Monte Cara

O Clube B.Leza apresenta hoje, em Lisboa, o EP “Re: imaginar Monte Cara”, em homenagem ao cantor cabo-verdiano Bana (Adriano Gonçalves), já falecido, e à banda musical Monte Cara. O evento conta com a participação de vários convidados.

“A gravação do EP é uma forma encontrada para justificar o reencontro da primeira banda do primeiro clube dedicado à cultura de Cabo Verde, que o Bana inaugurou em 1976”, conforme avançou, à Inforpress, Alcides Nascimento, promotor do evento.

Segundo informações da organização, o EP “Re: imaginar Monte Cara” reúne Toy Vieira, na direcção musical, piano e sintetizador, Manuel Paris, no baixo, Leonel Almeida na voz, Toy Paris na bateria, e Zé António, na guitarra e cavaquinho.

Grupo de luxo

Os músicos serão acompanhados pelos convidados Tito Paris, Dany Silva, Rui Veloso e Dino d’Santiago para apresentação do EP, composto por cinco temas, sendo “Curpim sap”, “Sonhe cordode”, “Dia já manche”, “Sol di manhã”, e “Tunga tunguinha”.

De acordo com a mesma fonte, a banda Monte Cara, com os seus convidados, irá apresentar, no EP, “uma compilação musical de celebração daquele que foi o primeiro espaço cultural africano em Portugal”.

Em 1976, Bana inaugurou em Lisboa, na Rua do Sol ao Rato, um espaço cultural a que deu o nome de “Clube Monte Cara”, em alusão ao monumento natural da ilha de São Vicente, um espaço que trouxe jovens músicos e cantores de Cabo Verde, como Armando Tito, Celina Pereira, Cesária Évora, Fantcha, Paulino Vieira, Tito Paris, Toy Vieira, entre muitos outros.

O conjunto “Monte Cara” era a banda residente do “Clube Monte Cara” e esteve no percurso de artistas cabo-verdianos como Paulino Vieira, Cesária Évora, Tito Paris, Toy Vieira, Manuel Paris, e lançou no mercado, entre outros, Celina Pereira, Dany Silva, Leonel Almeida e Fantcha.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top