PUB

Diáspora

Diáspora: “Kriolas poderoZas”, um novo livro de empoderamento das mulheres nascidas nos Estados Unidos

“Mulheres Cabo-verdianas Escrevendo Recordação, Resistência e Revolução: Kriolas Poderozas” é um novo livro sobre o empoderamento das mulheres cabo-verdianas, organizado pelas professoras Aminah Fernandes Pilgrim e Terza A. Silva Lima-Neves, residentes nos Estados Unidos.

Conforme o site The Herald News, esta obra, editada pela professora de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Sexualidade e Estudos Étnicos e Comunitários Críticos na UMass Boston, Aminah Fernandes Pilgrim e pela professora associada de ciência política na Johnson C. Smith University, Terza A. Silva Lima-Neves, documenta o trabalho e as histórias contadas por mulheres cabo-verdianas, sobre as suas experiências, para reorientar as narrativas sobre Cabo Verde.

Aminah Fernandes Pilgrim, que foi uma das três oradoras convidadas da LusoCentro, na celebração do Mês Internacional da História da Mulher e do Dia da Mulher Cabo-verdiana que decorreu a 23 de março no campus de New Bedford do Bristol Community College, disse, no evento, que as mulheres têm sido pilares silenciosos da sociedade cabo-verdiana há muito tempo, e que na maioria das vezes “estão nas sombras”, algo que espera reverter com esta sua nova obra.

Dar voz

“Este livro tem sido sobre o rebranding das mulheres cabo-verdianas e dar voz às nossas experiências com as nossas próprias palavras e os nossos próprios testemunhos. Trata-se de criar um legado para eles e colocar esse legado no papel”, disse a co-autora do livro, adiantando que o capítulo que ela escreveu é uma carta para sua avó.

“Muito trabalho neste livro é baseado em nossas lutas pessoais e políticas”, disse Pilgrim que no evento dirigiu uma mensagem especialmente para uma criança na plateia: “Este projeto é sobre você, para que quando você crescer você saiba o quanto você é especial, o quanto você importa e o quão importante você é”.

Temas diversos: da cultura à raça

Através da exploração das contribuições literárias e musicais das mulheres cabo-verdianas, do estado cabo-verdiano e das suas relações transnacionais, tradições alimentares e culinárias, migração e diáspora, e as histórias orais de Cabo Verde, vários colaboradores analisam neste livro temas de comunidade, raça, sexualidade, migração, gênero e tradição.

“Kriolas poderosas” conta com o depoimento de várias kriolas cabo-verdianas, entre elas, a premiada autora, artista e poetisa Iva Brito, a diretora inaugural do Bristol Community College Women’s Center que escreveu um capítulo intitulado “O trabalho de Kriolas através da poesia”.

De entre outras, a vocalista, compositora e educadora cultural Candida Rose Baptista mais conhecida por Candida Rose escreveu um capítulo destacando as contribuições de músicos e cantores cabo-verdianos, entre eles Vickie Tavares Vieira, Gardenia Benros, Belinda Lima, Celina Pereira, Lisa “Left Eye” Lopes do grupo TLC.

Livro já disponível para compra

De relembrar que o evento “Cabo Verdean Women Writing Remembrance, Resistance, and Revolution” do LusoCentro foi apresentado em colaboração com Pedro Pires Institute for Cabo Verdean Studies da Bridgewater State University, Cabo Verdean Association em New Bedford, New Bedford Whaling Museum Cabo Verdean Advisory Committee, Bristol Women’s Centre , Bristol Holocaust and Genocide Centre, Bristol Multicultural Centre, Bristol Portuguese Club e Bristol Division of Arts and Humanities.

O livro “Cabo-verdiana Women Writing Remembrance, Resistance, and Revolution: Kriolas Poderozas” já se encontra disponível para compra na Amazon e já pode ser consultado na Biblioteca Pública de New Bedford.

C/The Herald News

PUB

PUB

PUB

To Top