PUB

Economia

Santo Antão: Associação das mulheres do Planalto Leste quer parceria  para investir na produção de vinho

A presidente da Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), Josefa Sousa, avançou que Santo Antão oferece condições para a produção do vinho, graças à existência de uma plantação de uvas, sobretudo, no Planalto Leste, pelo que estão à procura de parceiros para investir neste domínio.

Josefa Sousa fez esta declaração à Inforpress, a propósito do repto lançado aos agricultores em Santo Antão pelo Presidente da República para apostar também em outras culturas como uvas e café, mostrando o desejo da Amupal em avançar com o projecto sobre a produção de vinhos.

A mesma lembrou que a associação tem estado, nos últimos anos, à procura de parceiros para implementar um projecto de produção do vinho, aproveitando a produção de uvas que se perde, todos os anos, no Planalto Leste, pretendendo retomar os contactos com os parceiros para a concretização do projecto.

Antes da chegada da covid-19, “tudo parecia bem encaminhado” para materialização do projecto, mas os contactos com os parceiros foram interrompidos por causa das dificuldades criadas pela pandemia, explicou a presidente da Amupal, que acredita que existe potencial para a produção de vinho no Planalto Leste.

Pomar para dinamizar o cultivo de uvas

Além do aproveitamento da produção de uvas que não tem sido explorada no Planalto Leste, esta associação pretende ainda dinamizar o cultivo de uvas através da criação de um pomar.

Aliás, no quadro do projecto sobre sistemas agro-florestais em Santo Antão, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, Amupal diz que está a produzir uvas, através de um campo experimental, instalado por este projecto.

“A ideia é ter, no futuro, a nossa própria produção de uvas”, avançou a presidente da associação que já dispõe de uma unidade de transformação de produtos, como sucos, doces, compotas e licores.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top