PUB

Política

Olavo Correia participa na reunião anual do Banco Mundial e do FMI

O vice primeiro-ministro, ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e ministro da Economia Digital, Olavo Correia encontra-se nos Estados Unidos, para participar da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que decorre em Washington, de 17 a 23 de abril.

Conforme nota de imprensa, o encontro, que arranca hoje, junta os ministros das finanças e governadores dos bancos centrais dos países membros, executivos de Instituições Financeiras Internacionais, do setor privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos.

O objectivo central é debater questões de importância económica global, bem como temas específicos que fazem parte da agenda económica global, numa altura em que o mundo é confrontado com a grande crise.

Na agenda do evento constam ainda a realização de seminários, reuniões regionais, conferências de imprensa, entre outros eventos voltados para a economia global, desenvolvimento internacional e sistema financeiro do mundo.

O Governo de Cabo Verde reconhece que esse encontro em Washington constitui mais uma oportunidade para reforçar os contactos bilaterais com os principais parceiros de desenvolvimento do país e estabelecer novas parcerias estratégicas.

Assuntos “particulares” sobre a mesa

À margem da agenda das reuniões, Olavo Correia vai estabelecer e aprofundar contactos com o Banco Mundial, o FMI, entre outras entidades parceiras, nesta missão que visa ainda discutir novo programa com o FMI, sobretudo a nova abordagem que deverá ter com os países insulares em termos de acesso aos financiamentos.

De entre outros assuntos, os presentes abordarão sobre uma nova abordagem para a gestão da dívida pública e neste âmbito, Olavo Correia vai apresentar aos parceiros os desafios que o país enfrenta e solicitar o engajamento tanto na questão de financiamento como no apoio técnico que ajudara o país na implementação de políticas e na capacitação técnica, no quadro da administração pública.

Nesta “missão”, o governante vai acompanhado pelo Diretor Nacional do Planeamento, Gilson Pina, pela Diretora Geral do Tesouro, Soeli Santos, pelo Diretor de Serviço de Prospetiva, Acompanhamento Macroeconómico e Estatísticas, Jailson Oliveira, e por uma equipa do Banco de Cabo Verde chefiada pelo Óscar Santos.

PUB

PUB

PUB

To Top