PUB

Covid-19

Porto Novo/São João: Pároco apela aos fiéis que município continue sem casos para poder haver peregrinação 

O pároco do Porto Novo, Santo Antão, apelou hoje aos munícipes a continuarem a cumprir as orientações das autoridades sanitárias contra a covid-19 para que, este ano, se possa retomar a peregrinação da imagem do santo padroeiro em moldes tradicionais.

“Este ano, podemos ir buscar o São João a pé se as pessoas continuarem a cumprir as recomendações das autoridades de saúde e prevenir a covid-19”, apelou o padre José Pires, durante as celebrações da Páscoa, pedindo aos fiéis que continuem a fazer com que Porto Novo continua sem casos activos.

Porto Novo, não tem nesta altura nenhum caso positivo da covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

A continuar assim, a peregrinação da imagem do São João entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo, que ocorre habitualmente em Junho, será realizada no formato tradicional, ou seja, a pé, com a imagem do santo a ser transportado aos ombros dos fiéis, garantiu José Pires.

A semana passada, o mesmo já tinha assegurado à Inforpress que a peregrinação, que nos últimos dois anos foi condicionada pelas restrições impostas pela covid-19, poderá ser retomada, este ano, em moldes habituais.

Recorde-se que desde 2020, a romaria, que reúne “milhares de pessoas”, foi suspensa, mas em 2021 a imagem de São João foi trazida de carro à cidade do Porto Novo, o que gerou alguma polémica no seio dos porto-novenses.

Para 2022, a peregrinação, que marca o ponto alto do programa religioso das festas de São João no Porto Novo, deverá acontecer em moldes habituais, ou seja, com o transporte da imagem aos ombros dos fiéis, admitiu o pároco, segundo o qual “tudo dependerá da evolução das condições sanitárias” neste concelho.

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top