PUB

Mundo

Após Ataque: Conflito entre Afeganistão e Paquistão segue em escalada

Tensão entre os dois Países da Ásia tem aumentado desde que os Talibãs voltaram ao Poder no Afeganistão.

Tiroteios do Exército Paquistanês no Leste do Afeganistão – conta odia.com.br -, deixaram já dezenas de mortos, de acordo com os números divulgados pelas Autoridades Afegãs no domingo, 17, com o Paquistão exigindo que Cabul “tome medidas” contra militantes que atacam o seu próprio Território.
Desde que os Talibãs voltaram ao poder no Afeganistão, no ano passado, as tensões nas fronteiras entre os dois países aumentaram.

O Paquistão alega que Grupos Armados, como o “Tehreek-e-Taliban Paquistão” (TTP), atacam seu Território do lado Afegão da Fronteira.
Centenas de civis protestaram em Khost, no sábado, entoando “slogans” anti-Paquistaneses.

No domingo, o Paquistão pediu ao Governo Afegão “que proteja a Região Fronteiriça entre o Paquistão e o Afeganistão e reprima os indivíduos envolvidos em Actividades Terroristas no Paquistão”.
“O Paquistão, mais uma vez, condena fortemente os Terroristas que operam impunemente em Solo Afegão, para realizar actividades no Paquistão”, denunciou o Ministério das Relações Exteriores, em Comunicado.

Por seu lado, os Talibãs Afegãos negam dar abrigo a Militantes Paquistaneses e denunciam o Muro que Islamabad está erguendo, para proteger os mais de dois mil quilómetros de Fronteira, conhecida como “Linha Durand”, nome herdado dos Tempos Coloniais.

PUB

PUB

PUB

To Top