PUB

Covid-19

Pandemia: Brasil declara Fim de Emergência Sanitária

O Ministro da Saúde do Brasil  anunciou o fim da Emergência Sanitária, causada pela Pandemia do novo Coronavírus naquele país.

Marcelo Queiroga – reporta o portal jn.pt -, justificou, domingo, 17 – Dia da Páscoa -, a decisão com a melhoria do Cenário Epidemiológico no País, ao sucesso da Campanha de Vacinação e a eficácia do Sistema de Saúde Pública, conhecido como SUS.

No entanto, salienta o Ministro Queiroga, que o fim da Emergência Sanitária “não significa o fim da COVID-19”.

“O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para tomar todas as medidas necessárias, para garantir a saúde dos brasileiros”, afirmou.

Os números da Pandemia no Brasil têm vindo a diminuir, desde meados de Fevereiro, e, neste domingo, o País registou o menor número de mortes num único dia (22), desde 29 de Março de 2020.

O abrandamento deve-se, segundo os especialistas, ao progresso da Vacinação, que permitiu a imunização com duas doses de quase 73 por cento dos 213 milhões de brasileiros.

Um dos mais afectados…

Apesar da queda dos números, o Brasil é, juntamente com os Estados Unidos da América e a Índia, um dos três Países mais afectados pela pandemia no Mundo, com mais de 661 mil mortos e 30,2 milhões infectados.

A COVID-19 causou mais de seis milhões de mortes em todo o Mundo, desde o início da Pandemia desta Doença, provocada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019, em Wuhan, Cidade do Centro da China (na Ásia).

A Variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no Mundo, desde que foi detectada pela primeira vez, em Novembro de 2021, na África do Sul.

PUB

PUB

PUB

To Top