PUB

Economia

Preços da oferta turística aumentam 7,5% no primeiro trimestre do ano

No primeiro trimestre de 2022 a taxa de variação homóloga registada pelo IPT (índice de preços turísticos)  foi de 7,5%, resultado superior em 6,9 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior, avançou hoje o INE.

Segundo a mesma fonte, a variação trimestral observada no primeiro trimestre de 2022 foi de 7,6%, superior em 4,3 p.p. ao valor registado no trimestre anterior, que apresentou uma variação de 3,3%, reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador. No primeiro trimestre de 2021 esta variação tinha sido positiva e menos intensa (0,7%), situando-se 6,9 p.p. abaixo da atual.

Variação homóloga trimestral  

Dados do INE mostram ainda que a  classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes apresentou uma variação homóloga de 7,6%, 7,0 p.p. acima da que se verificou no trimestre anterior. A esta variação correspondeu uma contribuição de 7,5 p.p. para a variação do IPT Total. 

De notar, segundo a mesma fonte, que a componente do Alojamento, que corresponde a 67,8% da despesa turística com especial destaque para os Hotéis que correspondendo a 64,5% da despesa turística total, registou uma contribuição positiva (15,8 p.p.) do mesmo sinal que a do trimestre anterior. 

Já a Restauração, cujo peso representa cerca de 31,1% da despesa turística, apresentou uma contribuição negativa (-0,7 p.p.) de mesmo sinal (-0,7 p.p.) à do trimestre anterior (Gráfico 2).

Ainda, o movimento dos preços das dormidas em Hotéis (com uma contribuição de 15,8 p.p.), das pensões (estes com uma maior contribuição positiva de (0,01 p.p.) e das pousadas (com uma contribuição de 0,001 p.p., foram, conforme o INE, “completamente determinantes” para este comportamento do IPT total. 

Uma componente do IPT apresentou contribuição de mesmo sentido à das restantes: Café bares e similares (0,3 p.p.). De notar ainda três componentes do IPT que apresentaram contribuições negativas: Restaurantes (-0,68 p.p.), e Aldeamentos Turísticos (-0,39 p.p.) e Hotéis Apartamentos (-0,09). O nível médio dos preços das restantes componentes manteve-se praticamente constante em relação ao trimestre homólogo.

Variação trimestral 

A taxa de variação no trimestre em análise foi de 7,6%, diz o INE, foi superior em 4,3 p.p. à registada no trimestre anterior em que se situara em 3,3%. No mesmo trimestre do ano anterior, verificara-se uma variação em cadeia positiva 6,9 p.p. à do quarto trimestre de 2020.

“Estes resultados são a consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente de Alojamento”.

Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior revela um aumento dos preços dos Serviços de Alojamento, conforme atestam os dados.

Nos serviços prestados por Hotéis verificou-se um aumento dos preços na ordem dos 12,3%, Pousadas 4,0, Pensões 2,2% e as Residenciais 0,2%. 

Nos serviços prestados pelos Hotéis-Apartamento e Aldeamentos Turísticos verificaram-se diminuições dos preços (respetivamente -14,6% e -1,7%). Os Restaurantes (0,2%) e Café Bares e Similares (0,4%) apresentaram aumento de preços. Nos restantes serviços turísticos registaram-se variações nulas face ao trimestre anterior.

PUB

PUB

PUB

To Top