PUB

Educação

Uni-Piaget e Grupo Alfa assinam protocolo de cooperação em jornalismo e comunicação

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e o Grupo Alfa – A Nação Cabo Verde, Lda, assinaram, esta terça-feira, 19 de Abril, um protocolo de cooperação nas áreas de Jornalismo e Comunicação, visando uma melhor preparação e inserção de quadros recém-formados no mercado de trabalho, bem como a capacitação e reciclagem de jornalistas no activo.

No âmbito deste protocolo, as duas instituições desenvolverão projectos e ações que visam contribuir para a consolidação da formação dos estudantes universitários, nomeadamente através de estágios profissionais e curriculares, investigação aplicada, trabalhos académicos e prestação de serviços.

A Reitora da UniPiaget, Joanita Rodrigues, prevê uma maior comunicação e divulgação de tudo aquilo que se faz a nível académico, para, segundo disse, levar ao público uma informação com conteúdos científicos e académicos, mas, também, servir a área do jornalismo, no específico, e da comunicação, de forma de geral.

Joanita Rodrigues destaca, entre outros aspectos, a colaboração a nível da investigação aplicada, que, segundo disse, é algo que deixa muita falta em Cabo Verde.

“Começamos por aqui, mas, estou em crer que vamos dar passos mais significativos, tendo em conta que já temos a Web Rádio e a Web TV, por onde eu acredito que podemos avançar e desenvolver trabalhos muito interessantes, não só para servir Cabo Verde, mas a própria sub região africana e, quiçá, a Macaronésia e outras partes do mundo”, projectou.

Articulação e complementaridade

Este protocolo, segundo o Presidente do Conselho de Administração, Fernando Ortet, veio formalizar uma parceria que já estava a ser implementada de forma informal, há três anos.

A primeira preocupação, segundo disse, é fazer uma articulação entre a indústria, o órgão de comunicação social e o centro de produção de saber, que é a universidade.

“A nossa grande preocupação é que os recém formados não estão a responder a rigor as necessidades do mercado. Já tivemos casos em que, depois de três ou seis meses de ação prática de jornalismo em exercício, conseguimos verificar que os estudantes sentiram-se, de longe, mais realizados do que quatro ou cinco anos de formação”, explicou, sublinhando que este protocolo possibilita uma complementaridade que satisfaz ambas as partes.

“O mercado vai agradecer, porque recebe os quadros melhor preparados, e também a universidade vai agradecer porque o mercado ajudou-lhe a produzir os quadros”, sintetizou.

No quadro de ações mais profundas, como seminários, sublinha Fernando Ortet, só a prática consegue fornecer a matéria prima necessária e, neste sentido, o Grupo Alfa, conta poder participar, de forma activa, junto da UniPiaget, e outras universidades, se necessário for, para encontrar a melhor solução e dar um contributo para o saber a nível de Cabo Verde, a nível regional e internacional.

Reciclagem de jornalistas no activo

Para além da preparação dos novos quadros, os próprios colaboradores do Grupo Alfa terão a possibilidade de participar em ações de formação na universidade, em domínios de interesse para o grupo.

“Acho que há algum risco do jornalismo se descaracterizar, de acordo com a práxis actual, tanto em Cabo Verde, como em outros países. Nós vamos tentar fazer a nossa parte, para que viva a chama do jornalismo”, sublinhou.

Esta cooperação visa, ainda, desenvolver projectos conjuntos de produção de conteúdos, com base na maximização dos seus recursos humanos e utilização das respectivas instalações e recursos materiais.

As duas instituições pretendem trabalhar conjuntamente na promoção de palestras, seminários, conferências e congressos, relacionados com a área da comunicação social, no geral, e do jornalismo, em específico, entre as quais uma conferência anual de actualização sobre as tendências mundiais da comunicação e do jornalismo.

PUB

PUB

PUB

To Top