PUB

Desporto

CAN´2023: Tubarões Azuis no Grupo B com Burkina Faso, Togo e Swazilândia

A Selecção de Cabo Verde – carinhosamente tratada por “Tubarões Azuis” -, integra o Grupo B de Apuramento do CAN´2023 (Copa, juntamente com Burkina Faso, Togo e Swazilândia, conforme o Sorteio da Confederação Africana de Futebol (CAF).

A Fase Final do CAN’2023  . reporta a Inforpress -, vai ser disputada de 23 de Junho a 23 de Julho, na Costa do Marfim, e vai contar com a participação de 24 Selecções Africanas.

Dos combinados que integram este Grupo, a equipa do Burkina Faso é a melhor classificada no “Ranking” da FIFA, ocupando a 56ª posição, seguindo-se Cabo Verde (71), Togo (121) e Swazilândia (143).

Cabo Verde vai tentar a sua quarta participação numa Fase Final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul; 2015, na Guiné Equatorial; e em 2021, nos  Camarões.

A Selecção do Senegal, actual Campeã da África, está inserida no Grupo L juntamente com as congéneres do Benim, Moçambique e Ruanda.

 Eis a divisão dos Grupos: 

Grupo A: Nigéria, Serra Leoa, Guiné-Bissau, São Tomé/Maurícias;

 Grupo B:  Burkina Faso, Cabo-Verde, Togo, Swazilândia;

 Grupo C: Camarões, Quénia*, Namíbia, Burundi;

 Grupo D: Egipto, Guiné- Conacri, Malawi, Etiópia;

 Grupo E: Gana, Madagáscar, Angola, República Centro Africana;

 Grupo F: Argélia, Uganda, Níger, Tanzânia;

 Grupo G:  Mali, Congo, Gâmbia, Sudão do Sul;

 Grupo H: Costa do Marfim, Zâmbia, Comores e Lesoto;

 Grupo I: RD Congo, Gabão, Mauritânia, Sudão;

 Grupo J: Tunísia, Guiné Equatorial, Líbia, Botswana; 

 Grupo K: Marrocos, África do Sul, Zimbabwe,  Libéria; e 

 Grupo L: Senegal, Benim, Moçambique, Ruanda.

“Bubista” reage

O Seleccionador de Cabo Verde de Futebol, Pedro Brito “Bubista”, considera – em conversa com a Inforpress -, que os “Tubarões Azuis” têm a obrigação de passar à Fase do Grupo B de Qualificação para o CAN’2023, de modo a marcar presença na Costa do Marfim.

Bubista baseia a sua argumentação em como todas as selecções do Grupo B são conhecidas de Cabo Verde, “com boas memórias” para os “Tubarões Azuis”, pelo que sublinhou a obrigatoriedade de Cabo Verde qualificar-se.

“Independentemente das equipas saídas do sorteio, o nosso objectivo era sempre de qualificar para o CAN’2023. Conhecido o Grupo, é possível a Cabo Verde chegar a mais uma CAN”, prognosticou Bubista, admitindo, contudo, que não vai ser nada fácil, e apontou Burkina Faso e Togo como adversários directos na corrida às duas vagas de Qualificação.

De acordo com o Regulamento, qualificam-se para a Fase Final do CAN’2023, a ser disputada de 23 de Junho a 23 de Julho, na Costa do Marfim, as duas primeiras Equipas classificadas de cada Grupo.

PUB

PUB

PUB

To Top